20090720

Noite das Estrelas

No próximo sábado, 18 de Julho de 2009, a ilha Terceira será a única cidade açoriana a constar no mapa de Portugal. Tudo porque a cidade património mundial aderiu ao projecto de desligar as luzes na noite de sábado para medir a poluição luminosa, numa iniciativa designada por “Noite das Estrelas”, promovida pelo Ano Internacional de Astronomia (AIA 2009). (...)

A mesma fonte de informação adianta que esta iniciativa marca também o início do programa educativo Astronomia no Verão, da responsabilidade da Agência Nacional Ciência Viva, no arquipélago. A iniciativa é organizada pela Universidade dos Açores e conta com o apoio da câmara municipal de Angra do Heroísmo, de astrónomos amadores e professores das escolas Vitorino Nemésio e Tomás de Borba.

20090629

Trilho de Endémicas





No dia 29 de Junho de 2009 realizou-se mais uma actividade no âmbito do projecto curricular de turma do 8ºE e do programa EcoEscola, na zona costeira da freguesia de Porto Martins, em particular na zona do Forte de São Filipe - Porto de São Fernando.
Dentro do convivio entre os professores e os alunos, foram avaliadas-interpretadas várias espécies de flora endémica e introduzida nesta zona, nomeadamente a Vidália, a Erva Leiteira o Perrexil e Dragoeiros, e Faia do Norte, Chorão e Aloe sp., respectivamente.
Mais uma iniciativa realizada com o apoio do Clube desportivo escolar "Os Vitorinos" - obrigado pelo transporte facultado.
Sandra Machado, João Lopes, Paulo Pereira e Cidália Machado

20090628

Peça de Teatro "Auto da Barca do Inferno"


No dia 26 de Junho pelas 11:oo, e novamente pelas 18:3o, foi apresentada a peça de teatro o "Auto da Barca do inferno", realizada pelo 9ºE no âmbito da discplina de Área Projecto.

20090622

Exposição "Geopaisagens"

Com a colaboração da Associação dos Amigos dos Açores esteve patente no período compreendido entre 5 de Julho a 15 de Julho uma exposição temática sobre as geopaisagens do arquipélago, constituída por 27 fotografias sobre as 9 ilhas dos Açores.

20090618

Fotografar a Lua





Estas fotos da Lua foram captadas pelos professores Horácio Ferreira e Paulo Pereira, utilizando o telescópio TAL-1 da escola e uma web camera adaptada.


20090611

Comemorações Dia Mundial da Energia




No dia 29 de Maio comemorou-se o Dia Mundial da Energia e com o intuito de envolver a nossa escola nas comemorações deste dia, o Departamento de Ciências Físico Naturais em colaboração com o Programa Eco-Escola, organizou a realização de várias actividades.
Durante o mês de Maio as turmas do 8º, 9º e PD realizaram Visitas de Estudo ao pavilhão de exposições do LAMtec, onde foram recebidos pelo Eng.º Emanuel Barcelos que para além de fazer uma breve apresentação sobre os vários tipos de Energias Renováveis e sobre o combustível do futuro: o hidrogénio, explicou o funcionamento de vários equipamentos em exposição como turbinas eólicas, central hidroeléctrica, painel fotovoltaico, reciclagem de óleos alimentares para a produção de biodiesel, produção do hidrogénio a partir da electrólise da água, armazenamento do hidrogénio e as células de combustível.
No dia 29 de Maio realizou-se o Quiz-Energia (questionário em formato digital com questões de escolha-múltipla) direccionado aos alunos do 8º e 9º anos, tendo-se apurado como vencedores, entre os 64 participantes:
1º Lugar- Cláudia Silva (9º D)
2º Lugar- João Aguiar (9ºD)
3º Lugar- Júlio Aguiar (9ºD)
Ainda no Dia da Energia e contribuindo para as Comemorações do Dia Mundial do Ambiente realizou-se uma Conferência proferida pelo Eng.º Miguel Martins da Empresa de Electricidade e Gás- Grupo EDA, em que apresentou a exploração desta Empresa em termos das Energias Eólicas e Mini-Hidricas nos Açores.

A docente: Sandra Monteiro

20090603

Placas e Herbário

Ao longo deste ano lectivo, a turma C do oitavo ano desenvolveu um projecto que teve como produto final a colocação de placas identificativas de algumas espécies de plantas existentes no recinto escolar. Para saberem o nome científico, fizeram pesquisa nas aulas de Ciências Naturais. A construção das placas, bem como a sua pintura, teve lugar nas aulas de Educação Tecnológica – Madeiras. Estes alunos tiveram ainda o apoio do seu director de turma que forneceu as estacas necessárias à sua colocação.
Para além disso, estão a organizar um herbário. Construíram uma prensa de secagem para os exemplares colhidos e pintaram-na também nas aulas de Educação Tecnológica. Quando as plantas já estiverem secas, os alunos farão as etiquetas e colocarão no herbário.
Cidália Machado e João Lopes






Comemoração do Dia Mundial do Ambiente

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, estão agendadas as seguintes palestras temáticas, para as quais está convidada a comunidade escolar:

29-05-2009 (sexta-feira) 10:45
Energia Eólica – Eng. Miguel Martins (Grupo EDA)

03-06-09 (Quarta-feira) 10:45
Aves Migratórias na rota dos Açores – Mestre Cecília Melo – Universidade dos Açores

05-06-09 – (sexta-feira)
14:15 A biologia marinha numa espécie emblemática dos Açores –Doutor Leonardo Machado – Universidade dos Açores
12:15 Entrega dos Prémios e Certificados de Participação aos alunos participantes na actividade “Quiz Energia”

15-06-09 – (Segunda - feira) – 14:15
Aves Marinhas nos Açores – Paulo Henrique – Assessor Técnico do Gabinete do S.R.A.M.

20090522

Piscinas Naturais

A colaboração da nossa escola, no âmbito do projecto ECOESCOLA, com a Universidade dos Açores, no âmbito da tese de Mestrado da Orjana Lara Risch, com o título “Projecto Piscinas Naturais – sensibilização ambiental aplicada aos ecossistemas intertidais de piscinas de maré da Ilha Terceira”, está a chegar à fase final - no dia 26 de Maio ocorrerá a última avaliação com a turma do 9º ano A.


As turmas envolvidas neste projecto foram o 9ºA (grupo visita de estudo), o 9ºD (grupo palestra) e o 9ºE (grupo controle).

Mais se informa que no Encontro de Inovação Educacional decorrido em Angra do Heroísmo foram apresentados resultados preliminares deste trabalho:“Avaliação de duas técnicas de sensibilização ambiental acerca das Piscinas Naturais (palestra e visita) em jovens do 3º CEB (Terceira, Açores, Portugal)”
Para quem quiser acompanhar, seja bem vindo:
http://piscinasnaturais.blogspot.com/

20090520

Sessão Guiada de Observação de Aves

No passado dia 8 de Maio realizou-se uma Sessão Guiada de Observação de Aves, organizada pela Câmara Municipal da Praia da Vitória e com a colaboração da nossa escola, com a respectiva saída de campo ao Paul da Praia.

20090519

Biodisel

Nas ultimas semanas as sessões do Atelier da Ciência têm servido para produzir biodisel. O projecto começou pela recolha de óleos alimentares queimados os quais posteriormente foram convertidos em biodisel.





Ano Internacional da Astronomia (1)


O Clube de Astronomia da Escola Vitorino Nemésio participou numa sessão comemorativa do Ano Internacional da Astronomia, que teve lugar no Museu de Angra a 16 de Maio.
Os professores, Horácio Ferreira, Cláudia Marcão e Paulo Pereira mostraram aos visitantes o planeta Saturno, utilizando para o efeito um telescópio da nossa escola.
S. Pedro colaborou e a afluência do público foi grande, o que nos deixou muito contentes.

20090505

O Universo da Astronomia

Esteve patente no espaço da biblioteca da Escola Secundária Vitorino Nemésio uma exposição referente ao Universo da Astronomia, no período compreendido entre 20 e 24 de Abril de 2009, com a colaboração do Professor Doutor Miguel Ferreira da Universidade dos Açores.

20090402

Visita de Estudo do 9ºA à Piscina Natural dos Biscoitos

Olá!
A turma do 9º A também quis colaborar com o desenvolvimento de actividades no âmbito do programa ECO-Escola e a convite de dois biólogos da Universidade dos Açores, o Dr.º Leonardo e a Dr.ª Orjana, realizou uma Visita de Estudo às Piscinas Naturais dos Biscoitos, no passado dia 31 de Março.
Depois de se tratar de questões logísticas como autorizações dos Encarregados de Educação e solicitação de transporte à Câmara Municipal da Praia da Vitória, também parceira do programa ECO-Escola, a turma seguiu viagem em direcção à freguesia dos Biscoitos, acompanhados das docentes de Área de Projecto e Ciências Físico-Químicas, com os objectivos de observar e aprender mais sobre as Piscinas Naturais, Recurso Natural de extrema importância.
Antes de se iniciar a visita de estudo, propriamente dita, os alunos responderam a um questionário, que pretendia aferir o conhecimento dos mesmos sobre as Piscinas Naturais. Depois de terem recebido algumas instruções do que se iria observar e sobre a importância das Piscinas Naturais como ecossistemas, a turma pode observar uma pequena Piscina Natural assim como a variedade de seres vivos que constituem nela o seu habitat. Uma vez que naquela manhã a maré estava baixa, os biólogos encaminharam a turma até outra Piscina Natural, para melhor se observar os cabozes, as tainhas, os sargos, os camarões, os caranguejos, as algas, entre outros seres que fazem das Piscinas Naturais o seu “berçário” e refúgio contra os predadores. Infelizmente também se deparou com a intervenção humana junto destes recursos, tendo-se encontrado lixo dentro e no espaço circundante às Piscinas Naturais, verificando-se que, lamentavelmente, ainda há quem não respeite a riqueza e a beleza dos nossos recursos naturais. Já na Escola a turma respondeu a um novo questionário, que tinha como objectivo avaliar o impacto da Visita de Estudo no conhecimento dos alunos sobre as Piscinas Naturais. Seguem-se algumas fotos da Visita de Estudo.
A Directora de Turma do 9ºA, Sandra Sousa Monteiro




20090304

Alterações Ambientais e os Recursos Hídricos dos Açores

No passado dia 3 de Março realizou-se na nossa escola uma palestra subordinada ao tema "Alterações Ambientais e os Recursos Hídricos dos Açores" tendo por oradores o Prof. Dr. Cota Rodrigues e o Prof. Dr. Félix Rodrigues.

Esta palestra teve por público alvo os alunos do 10º e 11º anos tendo sido organizada conjuntamente pelos departamentos de Ciências Sociais e Ciências Físico-Naturais.

No decorrer da mesma foram apontadas alguns factores que explicam o papel importante dos Açores no fenómeno de efeito de estufa a nível global. Mais do que a produção de dióxido de carbono (que nos colocam ao nível de países bastante desenvolvidos) foram ainda mencionadas as contribuições de emissões de metano ( provenientes da produção agro-pecuária).

Foram ainda mencionadas as possiveís alterações ambientais decorrentes deste mesmo problema, a saber: a maior concentração das chuvas de Inverno num número reduzido de dias e uma escassez acentuada de pluviosidade no Verão levando assim a uma futura aridez das ilhas; maior frequência de catástrofes naturais e a possível alteração dos recursos piscatórios existentes no arquipélago.

Foi deixado o alerta de que futuramente poder-se-á que ter de modificar as actividades económicas no sentido de uma menor intensificação das actividades agro-pecuárias, bem como a necessidade de aproveitamento geotérmico (em particular na nossa ilha).

Relativamente aos recursos hídricos foram mencionados a presença de alguns aquíferos resultantes da sobreposição de diferentes materiais magmáticos, aos quais urge uma utilização sustentável.

Aqui ficam algumas fotos do acontecimento.

João Lopes e José Noro





20090220

Dia da Escola

No dia 20 de Fevereiro de 2009, dia da Escola Secundária Vitorino Nemésio, na presença do:
  • representante da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar;
  • representante da Ecoteca da Ilha Terceira;
  • do conselho executivo;
  • do corpo docente;
  • do corpo discente e
  • do corpo não docente;

decorreu a cerimónia de hasteamento do galardão ECOESCOLA 2007-2008 e a entrega dos diplomas de participação nas olimpíadas do Ambiente 2008-2009.









Sandra Machado, João Lopes, Filipe Barata

20090208

Progressos da peça "O Auto da Barca do Inferno" #1

Após alguns meses de pesquisa, a equipa do 9ºE está já a preparar os cenários, as roupas, as falas ,etc...
Nesta postagem mostramos ainda algumas fotografias tiradas nos dias 26/01/2009 e 2/2/2009.
Peço muita desculpa pela qualidade das fotografias, pois foram tiradas a partir de um telemóvel.
Davide Branco 9ºE



















Olá,

este é o espaço virtual da EcoEscola, na Escola Secundária Vitorino Nemésio.

Aqui podes encontrar uma antevisão, fotografias e comentários das actividades previstas / desenvolvidas.

Esperamos que te tornes um visitante e participante assíduo.

A Escola conta contigo!