20100325

“Escola-Electrão: um concurso que está a fazer escola!!!”

Neste ano lectivo a nossa Escola aderiu, pela primeira vez, ao Concurso “Escola Electrão” que consiste que consiste na recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) de pequena e média dimensão pela Comunidade Escolar. Este concurso está a ser desenvolvido pela AMB3E em parceria com o Ministério da Educação e a Agência Portuguesa para o Ambiente.

De acordo com o Regulamento do Concurso serão atribuídos prémios às Escolas que recolherem maior peso de REEE, tanto por aluno como em termos absolutos. Os prémios a atribuir vão desde Máquinas de Filmar, Computadores, Impressoras, Televisores LCD, Lâmpadas…

A nossa Escola ficou incluída no Grupo B, do concurso, num total de 635 Escolas do País.
O Período de Recolha decorreu durante o mês de Março, com término no dia 26 de Março de 2010, pelo que os alunos podem colaborar trazendo os REEE para a Escola nesta altura, depositando-os nos Ponto Electrão de Cartão, distribuídos pela Escola.

No próximo dia 25 de Março haverá a visita do Ponto Electrão Metálico, que ficará junto à Entrada Principal dos Alunos, onde poderão colocar REEE de maiores dimensões. Todos os REEE de maiores dimensões que não possam ser depositados nos Ponto Electrão de Cartão, podem ser deixados na Oficina de Madeiras, local escolhido como Ponto de Reunião.


A adesão ao concurso pela nossa Escola engloba-se no desenvolvimento do Projecto Eco-Escola e contou com o apoio dos alunos do 12ºA da disciplina de Área de Projecto para a operacionalização do Concurso.

Estes alunos, seguindo o regulamento do concurso:

-distribuíram Livros de Passatempos e Folhetos Informativos, um a cada aluno da Escola, com o intuito de divulgar o concurso e sensibilizar para a importância da recolha e posterior reciclagem dos REEE;

-procedam a recolha de todos os REEE existentes na Escola, depositando-os na oficina de madeiras (Ponto de Reunião);

-elaboraram e fixaram cartazes relativos à divulgação do Concurso;


-montaram e colocaram os Ponto Electrão de Cartão, que se encontram no Recinto Escolar.

Uma vez que a Escola só terá hipótese de ganhar consoante o peso de REEE a arrecadar, vamos unir esforços e trazer todos os REEE lá de casa para depositar nos Ponto Electrão e assim ajudar a bater o recorde.

A docente responsável pelo desenvolvimento do Projecto:

Sandra Monteiro.

20100323

Telescópio Espacial Hubble - 20 anos, 20 imagens






Esta exposição é constituída por imagens obtidas pelo Hubble e ilustra a sua contribuição para os recentes avanços no conhecimento do Universo ao longo dos 20 anos de existência do telescópio.
É uma exposição itinerante que irá visitar as várias ilhas dos Açores.
A exposição decorreu entre os dias 17 e 24 de Março na biblioteca da nossa escola.
Esta actividade contou com a colaboração dos professores: Teresa Robalo, Cidália Machado, Mário Machado, Pedro Amaral, João Lopes e Paulo Pereira.

20100303

Clube de Astronomia

Inserida nas comemorações da Semana Cultural da ESVN foi feita mais uma observação astronómica no dia 26 de Fevereiro.

A observação, teve inicio pelas 21 horas e foi possível observar Marte, Saturno e a Lua.

Apesar do frio intenso que se fazia sentir, a observação contou com a presença de professores, alunos e alguns curiosos. Contámos ainda com a presença do colega Horácio Ferreira que partilhou connosco o seu telescópio aumentando assim a riqueza da observação.


20100302

Dia Mundial das Zonas Húmidas


No dia 2 de Fevereiro, comemorou-se o “Dia Mundial das Zonas Húmidas”.
A Gê-Questa em parceria com o Observatório do Ambiente Açores, com a Praia em Movimento e Universidade dos Açores, organizou um passeio de interpretação ambiental no “Paul da Praia da Vitória” e no “Paul da Pedreira do Cabo da Praia”, contando com a participação de algumas turmas da Escola Secundária Vitorino Menésio, no sentido de sensibilizar os alunos, para as funções, importância e valores das Zonas Húmidas. Para a realização da actividade em questão, contou-se com a colaboração da Câmara Municipal da Praia da Vitória que disponibilizou autocarros para a deslocação dos alunos.

E o que são “Zonas Húmidas”?



Segundo a Convenção de Ramsar, as zonas húmidas são definidas como “zonas de pântano, charco, turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda os seis metros”.


As zonas húmidas são dos ecossistemas mais importantes relativamente à sua produtividade e diversidade biológica, representando um património natural e paisagístico único.
Este tipo de ecossistema possui ao longo do ano, grandes concentrações de aves aquáticas, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados.


A estes espaços estão associados muitos valores e funções, no que respeita à retenção excesso de água evitando inundações, recarga dos aquíferos, regulação do ciclo da água, produção de biomassa, retenção dos sedimentos e nutrientes, diminuição das alterações climáticas, assim como, valores culturais, turísticos e recreativos.
Para além de todas vantagens referidas anteriormente, estas zonas são também muito importantes na minimização dos problemas ambientais que ocorrem nos dias de hoje, isto é, os efeitos das alterações climáticas, o efeito de estufa e a disponibilidade de água doce.

Por serem ecossistemas muito sensíveis, encontram-se ameaçados por vários factores: poluição, pesca, agricultura intensificada, caça ilegal, turismo insustentável, industrialização e urbanização.

O que fazer para proteger estes locais:

- Sensibilizar a população para a sua importância;
- Não tornar estes habitats em zonas de cultivo ou agrícolas;
- Não converter em infra-estruturas e áreas urbanas;
- Não depositar entulho;
- Preservar as espécies de flora e fauna desses locais;
- Implementar centros de interpretação e educação ambiental nessas zonas.

I Eliminatória das Olimpiadas do Ambiente


No dia 14 de Janeiro decorreu a 1ª eliminatória da prova “Ambiente à Prova”, das XV Olimpíadas do Ambiente 2010.

As XV Olimpíadas do Ambiente têm como tema central os “Objectivos de Desenvolvimento do Milénio” focando as ameaças globais, conservação da natureza, estilos de vida, política ambiental, poluição, realidade nacional e recursos naturais.

Nesta prova participaram 107 alunos. De salientar que, dos 107 alunos, 74 participaram na categoria júnior e 33 participaram na categoria sénior.

Na categoria júnior ficaram apurados, para a 2ª eliminatória, 3 alunos:
-Daniela Gomes do 8º E
-Sebastião Lima do 9º E
-Sara Valadão do 9º C

Na categora sénior ficaram apurados, para a segunda eliminatória, 4 alunos:
-João Batista do 12º C
-Rodrigo Gomes do 11º A
-Ana Nunes do 10º C
-Mara Lima do 10º B

A 2ª eliminatória decorre no dia 4 de Março de 2010 pelas 13h30m.

20100301

Visita ao Observatório do Ambiente

Na semana de 9 a 12 de Fevereiro, as turmas B, C, E e G do 9º Ano fizeram uma visita ao Observatório de Ambiente acompanhados pelos professores de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas.

Os alunos tiveram a oportunidade de realizar várias actividades laboratoriais, relacionadas com os quatro elementos de Aristóteles: Terra, Água, Fogo e Ar, centradas na temática CLIMA, onde foram abordados conceitos como Pressão, Efeito de Coriolis, Primeira e Segunda Lei de Newton, Força Gravítica,Impulsão, Transferências de Energia, entre outros. Aproveitaram ainda para ver a exposição "Hubble - 20 Anos".

Esta foi uma experiência "extremamente gratificante", segundo as palavras do docente João Pedro Lopes, "que permitiu ao alunos abordar conceitos de Física de uma forma dinâmica, divertida e estimulante".






20100113

Visita ao Aterro Sanitário e à Estação de Triagem

No passado dia 18 de Dezembro de 2009 o nosso grupo de Área de Projecto do 12º A realizou uma visita de estudo ao Aterro Sanitário e a Estação de Triagem, para recolher informações sobre os processos de escolha, separação e deposição do lixo também para averiguar o funcionamento do aterro da ilha .

Durante a visita foi-nos possível visualizar o funcionamento do aterro sanitário e da Estação de Triagem.

Quanto ao aterro fomos informados que este foi inicialmente construído para durar até 2020, mas actualmente devido ao excessivo aumento dos resíduos depositados a sua durabilidade será muito inferior à prevista. Este problema poderá ser atenuado se a população contribuir com os simples gestos de separar e depositar nos respectivos ecopontos o lixo.


Na Estação de Triagem vimos o processo de separação dos vários tipos de plástico e de papel e o seu enfardamento para posterior envio para as industrias recicladoras.




Esta visita permitiu tomar conhecimento da real problemática do excesso de resíduos na nossa ilha e as medidas que estão e devem ser tomadas na resolução da mesma..

Uma vez que a escola é uma instituição que produz grandes quantidades de lixo do qual uma grande parte é reciclável, o nosso grupo pretende sensibilizar TODA a Comunidade Escolar para a prática intensiva da separação de resíduos não podendo esquecer que somos uma ECO-ESCOLA.


A separar ficamos todos a ganhar!


Sê uma pessoa inteligente não destruas o ambiente!


Ana Aguiar

Ana Reis

Cátia Meneses

Inês Madrinha

Samuel Meneses

20091112

Ciência à Sexta - 13/11/2009

Ciência à Sexta - para contrariar o FIM do Mundo!

Os últimos calhaus a contar do Sol é o tema proposto para esta sexta-feira às 21h nas instalações da Universidade dos Açores no Pico da Urze. A apresentação estará a cargo de Nuno Peixinho, investigador do Centro de Física Computacional e Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra. Nuno Peixinho é doutorado em astronomia e astrofísica pela Universidade de Lisboa e investiga o nosso sistema solar. No passado recente trabalhou no Instituto de Astronomia da Universidade do Hawaii.

Apareçam, Vale a pena!

20091107

Atelier da Ciência





No passado, dia 4 de Novembro de 2009, realizou-se uma sessão do Atelier da Ciência, onde compareceram alunos de 7º e 9º anos desta escola.
Os alunos fizeram pega-monstros de diversas cores e feitios.
Ainda, houve tempo para relizar outras experiências, tais como, o lenço que não arde e enche o balão sem soprar.
O entusiasmo foi tão grande, que já se pensa na próxima sessão, que será divulgada oportunamente.

SOS CAGARRO - Brigada ESVN

Uma noite diferente...

20091106

Visita - Interpretação das zonas húmidas da Praia da Vitória

Na última terça-feira, dia 27/10/2009, realizou-se uma visita interpretativa às principais zonas húmidas do concelho da praia da Vitória, Paul da Praia e Paul do Cabo da Praia (ex-pedreira). Observaram-se algumas espécies de aves, das quais se destacam a Ardea cinerea (graça-real), Egretta garzeta (graça-branca), Fulica atra (galeirão), Gallinula Chloropus (galinha d`àgua) e pela sua raridade Anas discors (marreca d`asa azul), que é uma ave americana.





20091026

Noites de Galileu

Capa de o jornal A União de 26 de Oubro de 2009.



20091021

Observação ao céu de Outubro




O Clube de Astronomia da nossa escola realizou uma observação ao Céu de Outubro, na passada sexta-feira, dia 9 de Outubro.


Observámos Júpiter e os seus satélites galileanos (Io, Europa Ganimedes e Calisto), enxames abertos, bem como a Galáxia de Andrómeda.


Aproveito para informar a comunidade escolar que voltaremos às observações no mês de Novembro.

20091020

Astronomia - Ciência à Sexta

Um inicio, de fim de semana, diferente.
Às Sexta-Feiras, 21 horas, no auditório da Universidade dos Açores
Palestras
  • 23-10, Moléculas interestelares e vida extra-terrestre
  • 30-10, Astronomia "made in Europe"
  • 6-11, Arte e Ciência
  • 13-11, Os últimos calhaus a contar do Sol

Bem vindo...

20091001

SOS CAGARRO 2009

A fim de assinalar o arranque da Campanha SOS Cagarro 2009 na ilha Terceira, a Ecoteca de Angra do Heroísmo realizará no próximo dia 3 de Outubro pelas 10h00 um passeio pedestre à Fajã da Serreta, ao “Trilho do Tavares”, habitat característico de nidificação de cagarros nos Açores, com o intuito de sensibilizar os participantes para a conservação desta emblemática ave marinha.

Convidamos, pois, todos os interessados a que se inscrevam nesta actividade através do telefone 295403800 ou, preferivelmente, do endereço ecoteca.angraheroismo@azores.gov.pt

20090929

Observação Astronómica

No dia 25 de Setembro, pelas 20:00 horas, houve mais uma observação astronómica na nossa escola.

A observação contou com a presença de alunos do 7º ano de escolaridade, encarregados de educação, professores e comunidade em geral.

Apesar da existência de algumas nuvens, foi possível ver Júpiter e quatro dos seus satélites, bem como a Lua que se encontrava em quarto crescente.





20090724

Ano Internacional da Astronomia

Júpiter

Júpiter e os seus satétiles galileanos: Io, Europa Ganimedes e Calisto

Pormenores da atmosfera de Júpiter

Fotos captadas pelos professores Horácio Ferreira e Paulo Pereira, através de um telescópio TAL-1 e uma web câmara adaptada.
Julho 2009

20090720

Noite das Estrelas

No próximo sábado, 18 de Julho de 2009, a ilha Terceira será a única cidade açoriana a constar no mapa de Portugal. Tudo porque a cidade património mundial aderiu ao projecto de desligar as luzes na noite de sábado para medir a poluição luminosa, numa iniciativa designada por “Noite das Estrelas”, promovida pelo Ano Internacional de Astronomia (AIA 2009). (...)

A mesma fonte de informação adianta que esta iniciativa marca também o início do programa educativo Astronomia no Verão, da responsabilidade da Agência Nacional Ciência Viva, no arquipélago. A iniciativa é organizada pela Universidade dos Açores e conta com o apoio da câmara municipal de Angra do Heroísmo, de astrónomos amadores e professores das escolas Vitorino Nemésio e Tomás de Borba.

Olá,

este é o espaço virtual da EcoEscola, na Escola Secundária Vitorino Nemésio.

Aqui podes encontrar uma antevisão, fotografias e comentários das actividades previstas / desenvolvidas.

Esperamos que te tornes um visitante e participante assíduo.

A Escola conta contigo!