20120430

Olimpíadas da Física

A nossa escola participou com 6 alunos, duas equipas, escalão A (Ensino Básico) e B (Ensino Secundário), nas Olimpíadas da Física, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Física  (SPF),  realizadas nas instalações da Universidade dos Açores, Ponta Delgada, dia 28 de Abril de 2012.
Embora tenha sido uma experiência académica fantástica para todos os intervenientes (6 alunos + 2 professores), infelizmente as equipas da nossa escola não foram as apuradas para a final nacional a desenrolar-se no território continental no final do ano letivo.
Valeu pela experiência... obrigado a todos os intervenientes (ESVN e SPF).

20120420

Tinteiros com Valor

No presente ano letivo, a ES Vitorino Nemésio inscreveu-se no programa "Tinteiros com Valor".
Ou seja, mais uma razão para um encaminhamento correto dos tinteiros usados.
O ponto de recolha encontra-se no átrio da escola, junto à reprografia.
Colabore!

20120416

Depositrão

O depositrão da ES Vitorino Nemésio está concluído.
A todos os intervenientes, docentes e alunos, muito obrigado e parabéns pelo trabalho desenvolvido.

20120327

Censo de milhafres 2012

Apesar da fraca participação, a ES Vitorino Nemésio, no passado dia 24 de março, deu o seu contributo para o censo de milhafres 2012.
Num passeio, desde a escola até à Serra do Facho, foram avistados dois milhafres.
Muito obrigado aos participantes!

20120323

Geração Depositrão

A construção do nosso depositrão está concluída. O próximo passo é a sua decoração.

Para a construção do depositrão foi criado um projeto por dois alunos do curso PROFIJ de Serralheiro de Construção Civil. Elaborado o projeto, o depositrão foi construído em chapa galvanizada, havendo o reaproveitamento de quatro rodas que facilitam a sua deslocação. Na construção, foi usada a técnica de rebitagem que faz parte do módulo do curso em que os alunos se encontram no momento. A coordenação desta fase ficou a cargo do docente Juvenal Castro.
A decoração do depositrão está em desenvolvimento, sendo um projeto, da disciplina de educação visual, de três alunas do 9º ano de escolaridade. Os materiais a aplicar serão tintas acrílicas e de spray. A decoração é inspirada no logotipo “Escola Geração Depositrão” e tem como lema “Nós reciclamos!” A coordenação desta fase é feita pela docente Maria Gabriela Martins.


20120315

Palestra "Parque Natural da Ilha Terceira"

No passado dia 14 de março, a ES Vitorino Nemésio teve o prazer de receber o Eng. Hélder Xavier que nos apresentou o Parque Natural da Terceira.
 Uma palestra descontraída que permitiu aos presentes perceber melhor o que é o Parque Natural da Terceira.
Ao Eng. Hélder Xavier um muito obrigado pela simpatia e disponibilidade.

20120307

Cinema ECO

Durante a Semana da Escola, que decorreu de 27 de fevereiro a 02 de março, decorreu um ciclo de cinema ECO, onde foram apresentados alguns filmes que alertam para alguns dos principais problemas ambientais atuais.
Docente responsável: Márcia Sousa


20120305


Utilizando aparelhos de GPSs (Global Position System) lá fomos nós, por três vezes, cada turma do 9º ano sua vez, orientado-nos e interpretando os sinais naturais da zona verde do Paul da Praia da Vitória e troço costeiro adjacente. Depois de uma bela passeata lá encontramos as três geocaches que por ali estavam, aprendendo a usar a instrumentação e sabendo interpretar as pistas que nos deram. Correu bem, e pedimos para repetir...




20120302

Escola Geração Depositrão

As recolhas de equipamentos elétricos e eletrónicos fora de uso parece ir no bom caminho.

Depositrão

Dois alunos do curso PROFIJ de Serralheiro de Construção Civil estão a construir um depositrão para a ES Vitorino Nemésio.

20120217

Espaços Exteriores

Os jardins da nossa escola já contam com algumas endémicas e, ao longo do presente ano letivo, o trabalho de manutenção irá continuar.



20120215

Horta Pedagógica



Conselho Eco-Escola

Em reunião, no passado dia 13 de fevereiro, ficou criado o conselho eco-escola para o ano letivo 2011/2012, formado pelas seguintes entidades:
Coordenador do programa eco-escola na ESVN
Vice-presidente do Conselho Executivo da ESVN
Representante do pessoal docente da ESVN
Representante do pessoal não docente da ESVN
Presidente da Associação de Estudantes da ESVN
Representante dos alunos do ensino básico da ESVN
Representante dos alunos do ensino secundário da ESVN
Eng.ª do Ambiente da Câmara Municipal da Praia da Vitória
Representante da Ecoteca da Terceira

20120204

Dia Mundial das Zonas Húmidas

Hoje, 4 de fevereiro, a ES Vitorino Nemésio comemorou o Dia Mundial das Zonas Húmidas (2 de fevereiro) com um passeio pelo Paul da Praia da Vitória e marginal da cidade para observação de aves e interpretação ambiental.

20120203

Recolha Seletiva

A recolha seletiva continua a ser "obrigatória" na ES Vitorino Nemésio.
Apelamos a toda a comunidade escolar para a separação e deposição correta dos resíduos nos diversos pontos de recolha seletiva existentes na escola.

20120115


Horta Pedagógica

Criação de horta e pomar orgânicos (isentos de químicos, herbicidas e insecticidas) cujos produtos serão consumidos pela comunidade escolar.
Exemplificação pedagógica de técnicas de agricultura orgânica.

3º Feira das 15:10 às 16:40 e sempre que haja vontade!

• Todos os voluntários (alunos, professores e funcionários) e TU.

Actividades:
• Preparação da terra para as primeiras culturas (favas, cebolas, alhos, …);
• Criação de um compostor rudimentar para recolha e compostagem de resíduos produzidos na escola (folhas e ramos das podas, cortes de relva, cascas e restos de legumes da cozinha)
Aparece junto ao estacionamento da escola!

Luís Bettencourt

20110302

Olimpíadas do Ambiente

No passado dia 25 de Fevereiro procedeu-se à entrega dos certificados de participação na 1ª eliminatória das Olimpíadas do Ambiente e prémios de participação na 2ª eliminatória.

Bandeira Eco-Escola

Inserido na comemoração da Semana da Escola, uma vez mais, procedeu-se à cerimónia do hastear da bandeira, símbolo do galardão Eco-Escola, atribuído pelo trabalho desenvolvido no ano lectivo 2009/2010.

Para além de alguns alunos e professores, estiveram presentes o representante da Ecoteca, Hélder Xavier e o presidente do Conselho Executivo, António Antunes, que conduziu a cerimónia.

Parabéns a todos os envolvidos por mais um ano de sucesso na implementação deste projecto.




20110205

Observação de aves no Paúl da Praia da Vitória

No âmbito das celebrações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, a nossa escola participou no passado dia 3 de Fevereiro em várias actividades de observação e identificação de fauna (aves selvagens) no Paul da Praia da Vitória. Estas actividades foram organizadas pelo CCAH (Centro de Ciência de Angra do Heroísmo.
Os alunos poderam identificar algumas espécies de aves. Para esse efeito contaram com o auxilio de cadernos de identificação de aves e binóculos.


20110202

COASTWATCH 2011

Uma vez mais a ESVN associou-se ao projecto europeu CoastWatch em colaboração com a associação ambiental Gê-Questa.
Este ano participaram na actividade as turmas 7ºD, no dia 31 de Janeiro, e 8ºD, no dia 28 de Janeiro, acompanhados pelos docentes de Ciências Naturais (Paulo Pereira e Célia Pacheco) e Ciências Físico-Químicas (Adriano Ormonde, Cláudia Marcão e João P. Lopes), bem como pelos representantes da Gê-Questa (Laia Carbonell e José Costa e Silva).
A actividade consiste na observação de troços de 500m de costa, onde se faz um estudo da mesma (tipo de costa, intervenção humana, contagem de resíduos e fontes de poluição, observação da biodiversidade) e posterior preenchimento de um questionário.
Nos dois dias, foram percorridos e estudados cerca 3 km de costa, desde a Praínha até à praia da Riviera.
Esta actividade não é restrita a escolas e associações, podendo participar a título individual todos os interessados. Para mais informações contactar a Gê-Questa através dos seguintes links: http://ge-questa.blogspot.com/ e http://www.gequesta.com/ .




20101208

Observação Astronómica


No passado dia 27 de Novembro o núcleo de astronomia organizou mais uma observação astronómica. Para nossa infelicidade as condições adversas levaram a que muitos dos interessados ficassem em casa



Para além disso a nebulosidade aumentou o que não proporcionou as melhores condições de observação.



As fotografias anteriores são dos bravos resistentes, que com a sua persistência conseguiram observar Júpiter e as suas luas.
Mais ocasiões surgirão. Contamos convosco!!!
Olá,

este é o espaço virtual da EcoEscola, na Escola Secundária Vitorino Nemésio.

Aqui podes encontrar uma antevisão, fotografias e comentários das actividades previstas / desenvolvidas.

Esperamos que te tornes um visitante e participante assíduo.

A Escola conta contigo!