Os alunos do 9ºD tem vindo a fazer a manutenção do blog Eco Escola, sempre que possível, nas aulas de cidadania, sobre a responsabilidade dos respectivos docentes - Filipe Barata e Sandra Machado.
20180417
20180313
ID#15 - Forest Garden
O nosso Forest garden / horta biológica continua a crescer e a proporcionar uma oferta de atividades e produtos de grande interesse, pedagógico e ambiental, para a comunidade escolar. Sempre que quiseres participar nas atividades aparece, ou contacta os professores da equipa ECO ou Prof. Luís Bettencourt. És bem vindo!
20180306
ID#2 - Auditoria ambiental
O quadro síntese da auditoria ambiental, realizada em Fevereiro de 2018, demonstra que a nossa escola apresenta um resultado de 64% de funcionalidade ambiental. Destacam-se pela positiva os temas Gestão Ambiental, Energia, Floresta e pela negativa o tema Mobilidade.
20180227
ID#20; ID#19; ID#15 - Floresta Viva - RTP Açores
A nossa escola foi convidada, no âmbito do Programa EcoEscola, a participar, no programa televisivo "Floresta Viva", em direto, na RTP-Açores, no dia 23 de Fevereiro, entre as 14h30 e as 16h00.
A turma do 9ºD, após visitação / interpretação da horta pedagógica da escola, e respectivo Forest Garden, sob a orientação do Prof. luis Bettencourt, teve alguns dos seus elementos a serem entrevistados em direto.
A 1º intervenção foi entre os 13min e 40s e os 19 min e 50 segundos, e a 2º intervenção entre os 58min e 40 seg e 1h e 3 min.
20180206
ID#19 - Rota pela Floresta_8
No dia 31/01, pelas 10h, a turma D do 8º ano representou a nossa escola na entrega do testemunho. A cerimónia decorreu nos Paços do Conselho.
ID#16; ID#20 - Rota pela Floresta_7
No dia 24 de janeiro, pelas 15h15m no jardim da nossa Escola, decorreu a plantação de espécies endémicas.
A turma E do nono ano conjuntamente com os docentes Isabel Matos e Aníbal Garcia, bem como representantes da Câmara Municipal da Praia da Vitória, procederam à plantação de 6 exemplares de espécies endémicas.
ID#11 - Manutenção do nosso cantinho
Os alunos Sabrina Pereira, Beatriz Sequeira e Josué Couto, do 9ºD estão responsáveis pela manutenção do espaço "cantinho ecoescola".
20180201
ID#12 - Rota pela Floresta_6_grupo I
No dia 25 de janeiro 2018, a turma 9ºD fez um trilho às Baís da Agualva, acompanhados pelo Engenheiro Hélder Xavier e pelo Engenheiro estagiário Ivan, que vieram do Parque Natural da Ilha Terceira. Também esteve presente o Engenheiro Hugo, da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Informaram-nos sobre a existência de várias espécies invasoras e endémicas lá existentes, das quais faias do norte, faia da terra, a vassoura, pau branco, loureiro, entre outras. O que mais apreciamos foram as paisagens e também gostamos de ficar a conhecer melhor a biodiversidade.
Josué Couto,
Sabrina Pereira,
André Silva,
Beatriz Sequeira
ID#12 - Rota pela Floresta_6_Grupo IV
A nossa turma apreciou a viagem e a explicação que nos foi transmitida sobre as plantas. Foi uma visita de estudo diferente do normal, mas bastante interessante.
Notícia por:
João Ribeiro
David Ourique
Flávio Salgado
André Teixeira
João Bettencourt
Ouxiang Zhu
ID#12 - Rota pela Floresta_6_Grupo III
Gostamos muito deste trilho, tendo em conta a variedade de paisagens e o facto de todo o local ser natural.
Gostaríamos de regressar a esta zona costeira, para relembrar as memórias que lá tivemos e reforçarmos a importância desta área.
Catarina Brasil
Mariana Dâmaso
Cíntia Amaral
9ºD
ID#12 - Rota pela Floresta_6_Grupo II
No dia 25 de Janeiro, a turma do 9ºD da Escola Secundaria Vitorino Nemésio foi ao Trilho das Baías da Algualva, aprender sobre espécies invasoras, como por exemplo: faia do norte e espécies endémicas, como por exemplo: faia da terra, pau branco e vassoura.
Uma curiosidade: a faia do norte é oriunda do sul, da Austrália e Nova Zelândia.
Visionamos maravilhosas paisagens vulcânicas, guiados pelo Hélder Xavier e pelos professores: Sandra Machado e Filipe Barata.
Francisca Amaro
Lilianna Canto
Jéssica Canha
Leandro Carvalho
20180123
ID#18 - Campanha de Recolha de Materiais Escolares_2
A equipa Eco agradece a todos os que contribuíram na campanha de recolha de materiais escolares, para auxiliar uma escola destruída pelos incêndios: Escola Primária de Midões.
Os materiais já foram entregues à Câmara Municipal da Praia da Vitória, que se encarregará de os fazer chegar ao destino.
Saudações Ecológicas!
Os materiais já foram entregues à Câmara Municipal da Praia da Vitória, que se encarregará de os fazer chegar ao destino.
Saudações Ecológicas!
ID#19 -Rota pela Floresta_5
No dia 18/01 decorreu, como previsto, a passagem do Testemunho Eco, do Colégio Divertiláxia à Escola Secundária Vitorino Nemésio.
Ficam aqui alguns momentos.
Saudações Ecológicas!
Ficam aqui alguns momentos.
Saudações Ecológicas!
20180116
ID#8; ID#19 - Rota pela Floresta_4
No dia 31/01, pelas 10h, a turma D do 8º ano fará a entrega do testemunho Eco ao Município da Praia da Vitória.
Essa cerimónia decorrerá no Centro de Interpretação Ambiental do Cabo da Praia.
Saudações Ecológicas!
ID#12 - Rota pelas Florestas_3
No dia 25/01 irá decorrer mais uma etapa da atividade Rota pelas Florestas.
Nesse dia, das 9h às 11h30m, a Turma D do nono ano realizará uma saída de campo, às "Laguinhas da Agualva". A acompanhar a turma estarão os docentes Filipe Barata e Sandra Machado.
Contaremos com o transporte da Câmara Municipal da Praia da Vitória, bem como com a presença de elementos técnicos desse mesmo órgão autárquico e da Secretaria Regional do Ambiente.
Daremos feedback!
Saudações Ecológicas!
ID#16; ID#19; ID#20 - Rota pela Floresta_2
No dia 24 de janeiro, pelas 15h15m no jardim da nossa Escola, decorrerá a plantação de espécies endémicas.
A turma E do nono ano será a turma envolvida neste projeto que, conjuntamente com o Sr. José Mendes (representante do pessoal não docente no Conselho Eco), com os docentes Isabel Matos e Aníbal Garcia, bem como representantes da Câmara Municipal da Praia da Vitória, plantarão as espécies endémicas na Escola.
A turma envolvida apresentou um projeto, em colaboração com a disciplina de Educação Tecnológica, que visa a construção de uma placa identificativa do local.
Saudações Ecológicas!
ID#19 - Rota pela Floresta_1
No âmbito da atividade Rota pela Floresta, a nossa Escola receberá, no próximo dia 18/01, pelas 09h30 no auditório, o colégio Divertiláxia para a cerimónia de passagem de testemunho Eco.
Daremos feedback do momento.
Saudações Ecológicas!
ID#18 - Campanha de Recolha de Materiais Escolares_1
Já teve início a campanha de recolha de materiais escolares para uma Escola destruída pelos incêndios. Trata-se de uma Escola Primária na Tábua, Escola Primária de Midões.
Podem deixar o vosso contributo, nas caixas criadas para o efeito, na sala de professores da nossa Escola, até ao dia 22/01/2018.
Solicita-se a participação de todos.
Desde já, o nosso muito obrigado!
Saudações Ecológicas!
20180115
ID#14 - REEE 2017-2018 1º fase
A recolha de todos os tipos de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos, equipamentos informáticos e lâmpadas) e pilhas/acumuladores foi realizada na nossa escola no dia 19 de Dezembro de 2017. Os depósitos já se encontram novamente disponíveis para deposição de novos REEE.
A recolha teve como TV/monitores 15kg, lâmpadas 5kg, outros 20kg.
A recolha teve como TV/monitores 15kg, lâmpadas 5kg, outros 20kg.
Obrigado pela sua participação.
20180109
ID#1 - Conselho Eco-Escolas
Na tarde do passado dia 12 de dezembro, reuniu o Conselho Eco da Escola
Secundária Vitorino Nemésio.
Nesse momento de partilha, estiveram presentes, além dos membros da Equipa
Eco, os representantes das seguintes entidades parceiras: Órgão de Gestão da Escola,
Pessoal Docente, Pessoal Não Docente, Corpo Discente, Associação de Estudantes,
Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Projeto Life CWR. Os representantes do
Parque Natural da Ilha Terceira, Associação de Surf da Ilha Terceira,
Observatório do Ambiente e Associação os Montanheiros, por indisponibilidade de
horário, reuniram-se previamente com o Coordenador Filipe Barata.
Além de uma breve resenha histórica do Programa Eco-Escolas na Vitorino
Nemésio e da apresentação dos temas de trabalho para este ano letivo, vivenciaram-se
autênticos momentos de partilha de ideias/propostas para a construção de um
plano de ação que se quer integrado e participado.
Com saudações Ecológicas, um registo desse momento...
ID#17 - Galardão 2016/2017
A ESVN ganhou o galardão de Eco Escola 2016/2017. O hastear da bandeira, que usualmente decorre na semana da escola, está adiado até reparação do mastro que se encontra, de momento, inoperacional.
20171128
20171107
ID#9 - Amigos salvos
Hoje trouxeram-nos duas boas notícias.
Dois cigarros foram salvos este fim de semana, por professores da nossa Escola!
Não te esqueças, ainda estamos na época SOS Cagarro. Ajuda-os a voAr.
Dois cigarros foram salvos este fim de semana, por professores da nossa Escola!
Não te esqueças, ainda estamos na época SOS Cagarro. Ajuda-os a voAr.
OBRIGADO
PARTILHEM CONNOSCO OS VOSSOS SALVAMENTOS
ID#9; ID#4- Palestra SOS Cagarro
Desde 1995, o Governo Regional dos Açores desenvolve anualmente a
Campanha S.O.S. Cagarro que tem como principal objetivo alertar a população
açoriana para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica
nos Açores.
A Campanha S.O.S. Cagarro decorre entre 15 de outubro e 15 de novembro,
período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o
primeiro voo transoceânico, e está organizada em 2 vertentes: a de Educação
Ambiental e a de Conservação da Natureza.
Visando a sensibilização para os cuidados mais adequados a ter em
situações de encadeamento e atropelamento nas estradas de cagarros jovens, a
Secretaria Regional dos Recursos Naturais desenvolve várias atividades de
sensibilização e educação ambiental junto das escolas desta Região.
No dia 31 de Outubro e 02 de Novembro realizaram-se no auditório da
nossa Escola as palestras SOS Cagarro, com a presença do Eng. Helder Xavier em
representação do Parque Natural da Ilha Terceira.
As turmas envolvidas foram as 8ºA, 8ºB, 9ºA, 9ºB, 9ºC, 9ºD, 9ºE, 9ºF.
20171017
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Olá,
este é o espaço virtual da EcoEscola, na Escola Secundária Vitorino Nemésio.
Aqui podes encontrar uma antevisão, fotografias e comentários das actividades previstas / desenvolvidas.
Esperamos que te tornes um visitante e participante assíduo.
A Escola conta contigo!
este é o espaço virtual da EcoEscola, na Escola Secundária Vitorino Nemésio.
Aqui podes encontrar uma antevisão, fotografias e comentários das actividades previstas / desenvolvidas.
Esperamos que te tornes um visitante e participante assíduo.
A Escola conta contigo!


























