20180417

ID#13 - Manutenção do Blog Eco Escola ESVN



Os alunos do 9ºD tem vindo a fazer a manutenção do blog Eco Escola, sempre que possível, nas aulas de cidadania, sobre a responsabilidade dos respectivos docentes - Filipe Barata e Sandra Machado.

20180313

ID#15 - Forest Garden


O nosso Forest garden / horta biológica continua a crescer e a proporcionar uma oferta de atividades e produtos de grande interesse, pedagógico e ambiental, para a comunidade escolar.  Sempre que quiseres participar nas atividades aparece, ou contacta os professores da equipa ECO ou Prof. Luís Bettencourt. És bem vindo!

20180306

ID#2 - Auditoria ambiental


O quadro síntese da auditoria ambiental, realizada em Fevereiro de 2018, demonstra que a nossa escola apresenta um resultado de 64% de funcionalidade ambiental. Destacam-se pela positiva os temas Gestão Ambiental, Energia, Floresta e pela negativa o tema Mobilidade.

20180227

ID#20; ID#19; ID#15 - Floresta Viva - RTP Açores



A nossa escola foi convidada, no âmbito do Programa EcoEscola, a participar, no programa televisivo "Floresta Viva", em direto, na RTP-Açores, no dia 23 de Fevereiro, entre as 14h30 e as 16h00.

A turma do 9ºD, após visitação / interpretação da horta pedagógica da escola, e respectivo Forest Garden, sob a orientação do Prof. luis Bettencourt, teve alguns dos seus elementos a serem entrevistados em direto. 

A 1º intervenção foi entre os 13min e 40s e os 19 min e 50 segundos, e a 2º intervenção entre os 58min e 40 seg e 1h e 3 min. 

20180206

ID#19 - Rota pela Floresta_8

No dia 31/01, pelas 10h, a turma D do 8º ano representou a nossa escola na entrega do testemunho. A cerimónia decorreu nos Paços do Conselho.

ID#16; ID#20 - Rota pela Floresta_7

No dia 24 de janeiro, pelas 15h15m no jardim da nossa Escola, decorreu a plantação de espécies endémicas. A turma E do nono ano conjuntamente com os docentes Isabel Matos e Aníbal Garcia, bem como representantes da Câmara Municipal da Praia da Vitória, procederam à plantação de 6 exemplares de espécies endémicas.

ID#11 - Manutenção do nosso cantinho


Os alunos Sabrina Pereira, Beatriz Sequeira e Josué Couto, do 9ºD estão responsáveis pela manutenção do espaço "cantinho ecoescola".

20180201

ID#12 - Rota pela Floresta_6_grupo I

No dia 25 de janeiro 2018, a turma 9ºD fez um trilho às Baís da Agualva,  acompanhados pelo Engenheiro Hélder  Xavier e pelo Engenheiro estagiário Ivan, que vieram do Parque Natural da Ilha Terceira. Também esteve presente o Engenheiro Hugo, da Câmara Municipal da Praia da Vitória.  Informaram-nos sobre a existência de várias espécies invasoras e endémicas lá existentes, das quais faias do norte, faia da terra, a vassoura, pau branco, loureiro, entre outras. O que mais apreciamos foram as paisagens e também gostamos de ficar a conhecer melhor a biodiversidade.            
 Josué Couto, 
Sabrina Pereira,
 André Silva,
 Beatriz Sequeira
                                                        

ID#12 - Rota pela Floresta_6_Grupo IV

   No dia 25/1/2018, nós, o 9º D, fomos selecionados para ir num trilho pedestre às "Baías da Agualva" com o Dr.Hélder Xavier , que nos mostrou plantas endémicas dos Açores e também invasoras.
   A nossa turma apreciou a viagem e a explicação que nos foi transmitida sobre as plantas. Foi uma visita de estudo diferente do normal, mas bastante interessante.


Notícia por:
João Ribeiro
David Ourique
Flávio Salgado
André Teixeira
João Bettencourt
Ouxiang Zhu

ID#12 - Rota pela Floresta_6_Grupo III


Nós participamos numa visita de estudo às baías da Agualva, foi interessante ver e aprender mais sobre a natureza endémica dos Açores. O senhor Hélder Xavier deu-nos a conhecer algumas espécies que vivem neste meio, expressando alguns dos cuidados a ter neste tipo de espaços de modo a não perturbar o crescimento desta espécie.
Gostamos muito deste trilho, tendo em conta a variedade de paisagens e o facto de todo o local ser natural.
Gostaríamos de regressar a esta zona costeira, para relembrar as memórias que lá tivemos e reforçarmos a importância desta área.

Catarina  Brasil
Mariana Dâmaso
Cíntia Amaral
9ºD

ID#12 - Rota pela Floresta_6_Grupo II


No dia 25 de Janeiro, a turma do 9ºD da Escola Secundaria Vitorino Nemésio foi ao Trilho das  Baías da Algualva, aprender sobre espécies invasoras, como por exemplo: faia do norte e espécies  endémicas, como por exemplo: faia da terra, pau branco e vassoura. 
Uma curiosidade: a faia do norte é oriunda do sul, da Austrália e Nova Zelândia. 
Visionamos maravilhosas paisagens vulcânicas, guiados pelo Hélder Xavier e pelos professores: Sandra Machado e Filipe Barata.



Francisca Amaro
Lilianna Canto
Jéssica Canha
Leandro Carvalho

20180123

ID#18 - Campanha de Recolha de Materiais Escolares_2

A equipa Eco agradece a todos os que contribuíram na campanha de recolha de materiais escolares, para auxiliar uma escola destruída pelos incêndios: Escola Primária de Midões.

Os materiais já foram entregues à Câmara Municipal da Praia da Vitória, que se encarregará de os fazer chegar ao destino.

Saudações Ecológicas!

ID#19 -Rota pela Floresta_5

No dia 18/01 decorreu, como previsto, a passagem do Testemunho Eco, do Colégio Divertiláxia à Escola Secundária Vitorino Nemésio.

Ficam aqui alguns momentos.

Saudações Ecológicas!







20180116

ID#8; ID#19 - Rota pela Floresta_4

No dia 31/01, pelas 10h, a turma D do 8º ano fará a entrega do testemunho Eco ao Município da Praia da Vitória. 

Essa cerimónia decorrerá no Centro de Interpretação Ambiental do Cabo da Praia.

Saudações Ecológicas!





ID#12 - Rota pelas Florestas_3

No dia 25/01 irá decorrer mais uma etapa da atividade Rota pelas Florestas.

Nesse dia, das 9h às 11h30m, a Turma D do nono ano realizará uma saída de campo, às "Laguinhas da Agualva". A acompanhar a turma estarão os docentes Filipe Barata e Sandra Machado. 

Contaremos com o transporte da Câmara Municipal da Praia da Vitória, bem como com a presença de elementos técnicos desse mesmo órgão autárquico e da Secretaria Regional do Ambiente.

Daremos feedback!

Saudações Ecológicas!

ID#16; ID#19; ID#20 - Rota pela Floresta_2

No dia 24 de janeiro, pelas 15h15m no jardim da nossa Escola, decorrerá a plantação de espécies endémicas.

A turma E do nono ano será a turma envolvida neste projeto que, conjuntamente com o Sr. José Mendes (representante do pessoal não docente no Conselho Eco), com os docentes Isabel Matos e Aníbal Garcia, bem como representantes da Câmara Municipal da Praia da Vitória, plantarão as espécies endémicas na Escola.

A turma envolvida apresentou um projeto, em colaboração com a disciplina de Educação Tecnológica, que visa a construção de uma placa identificativa do local.


Saudações Ecológicas!


ID#19 - Rota pela Floresta_1

No âmbito da atividade Rota pela Floresta, a nossa Escola receberá, no próximo dia 18/01, pelas 09h30 no auditório, o colégio Divertiláxia para a cerimónia de passagem de testemunho Eco.

Daremos feedback do momento.

Saudações Ecológicas!


ID#18 - Campanha de Recolha de Materiais Escolares_1

Já teve início a campanha de recolha de materiais escolares para uma Escola destruída pelos incêndios. Trata-se de uma Escola Primária na Tábua, Escola Primária de Midões.

Podem deixar o vosso contributo, nas caixas criadas para o efeito, na sala de professores da nossa Escola, até ao dia 22/01/2018.

Solicita-se a participação de todos.

Desde já, o nosso muito obrigado!

Saudações Ecológicas!






20180115

ID#14 - REEE 2017-2018 1º fase

A recolha de todos os tipos de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos, equipamentos informáticos e lâmpadas) e pilhas/acumuladores foi realizada na nossa escola no dia 19 de Dezembro de 2017. Os depósitos já se encontram novamente disponíveis para deposição de novos REEE.
A recolha teve como TV/monitores 15kg, lâmpadas 5kg, outros 20kg.

Obrigado pela sua participação.

20180109

ID#1 - Conselho Eco-Escolas


Na tarde do passado dia 12 de dezembro, reuniu o Conselho Eco da Escola Secundária Vitorino Nemésio.

Nesse momento de partilha, estiveram presentes, além dos membros da Equipa Eco, os representantes das seguintes entidades parceiras: Órgão de Gestão da Escola, Pessoal Docente, Pessoal Não Docente, Corpo Discente, Associação de Estudantes, Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Projeto Life CWR. Os representantes do Parque Natural da Ilha Terceira, Associação de Surf da Ilha Terceira, Observatório do Ambiente e Associação os Montanheiros, por indisponibilidade de horário, reuniram-se previamente com o Coordenador Filipe Barata.

Além de uma breve resenha histórica do Programa Eco-Escolas na Vitorino Nemésio e da apresentação dos temas de trabalho para este ano letivo, vivenciaram-se autênticos momentos de partilha de ideias/propostas para a construção de um plano de ação que se quer integrado e participado.
Com saudações Ecológicas, um registo desse momento...

ID#17 - Galardão 2016/2017

A ESVN ganhou o galardão de Eco Escola 2016/2017. O hastear da bandeira, que usualmente decorre na semana da escola, está adiado até reparação do mastro que se encontra, de momento, inoperacional.

20171128

ID#14 - Geração depositrão


AVISAMOS QUE A RECOLHA DIA SERÁ REALIZADA NO 
DIA 19 DE DEZEMBRO 

20171107

ID#9 - Amigos salvos

Hoje trouxeram-nos duas boas notícias.

Dois cigarros foram salvos este fim de semana, por professores da nossa Escola!

Não te esqueças, ainda estamos na época SOS Cagarro. Ajuda-os a voAr.




OBRIGADO 

PARTILHEM CONNOSCO OS VOSSOS SALVAMENTOS

ID#9; ID#4- Palestra SOS Cagarro

Desde 1995, o Governo Regional dos Açores desenvolve anualmente a Campanha S.O.S. Cagarro que tem como principal objetivo alertar a população açoriana para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores.


A Campanha S.O.S. Cagarro decorre entre 15 de outubro e 15 de novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o primeiro voo transoceânico, e está organizada em 2 vertentes: a de Educação Ambiental e a de Conservação da Natureza.

Visando a sensibilização para os cuidados mais adequados a ter em situações de encadeamento e atropelamento nas estradas de cagarros jovens, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais desenvolve várias atividades de sensibilização e educação ambiental junto das escolas desta Região.

No dia 31 de Outubro e 02 de Novembro realizaram-se no auditório da nossa Escola as palestras SOS Cagarro, com a presença do Eng. Helder Xavier em representação do Parque Natural da Ilha Terceira.

As turmas envolvidas foram as 8ºA, 8ºB, 9ºA, 9ºB, 9ºC, 9ºD, 9ºE, 9ºF.




20171017

ID#9; ID#4 - SOS Cagarro 2017

Futuramente, a Campanha SOS Cagarro vem à nossa Escola!
Olá,

este é o espaço virtual da EcoEscola, na Escola Secundária Vitorino Nemésio.

Aqui podes encontrar uma antevisão, fotografias e comentários das actividades previstas / desenvolvidas.

Esperamos que te tornes um visitante e participante assíduo.

A Escola conta contigo!