20180508
ID#7; ID#8 - Visões Alternativas_Projeto Life CWR
A turma B do 9º ano e a turma B do 7º ano participaram hoje na visita de estudo ao Centro de Interpretação Ambiental do Paul do Cabo da Praia.
Esta visita, intitulada Visões Alternativas, integrada no Projeto Life CWR, foi promovida pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, em colaboração com o Parque Natural da Ilha Terceira.
Ficam aqui alguns registos fotográficos.
Saudações Ecológicas!
20180417
ID#13 - Manutenção do Blog Eco Escola ESVN
Os alunos do 9ºD tem vindo a fazer a manutenção do blog Eco Escola, sempre que possível, nas aulas de cidadania, sobre a responsabilidade dos respectivos docentes - Filipe Barata e Sandra Machado.
20180313
ID#15 - Forest Garden
O nosso Forest garden / horta biológica continua a crescer e a proporcionar uma oferta de atividades e produtos de grande interesse, pedagógico e ambiental, para a comunidade escolar. Sempre que quiseres participar nas atividades aparece, ou contacta os professores da equipa ECO ou Prof. Luís Bettencourt. És bem vindo!
20180306
ID#2 - Auditoria ambiental
O quadro síntese da auditoria ambiental, realizada em Fevereiro de 2018, demonstra que a nossa escola apresenta um resultado de 64% de funcionalidade ambiental. Destacam-se pela positiva os temas Gestão Ambiental, Energia, Floresta e pela negativa o tema Mobilidade.
20180227
ID#20; ID#19; ID#15 - Floresta Viva - RTP Açores
A nossa escola foi convidada, no âmbito do Programa EcoEscola, a participar, no programa televisivo "Floresta Viva", em direto, na RTP-Açores, no dia 23 de Fevereiro, entre as 14h30 e as 16h00.
A turma do 9ºD, após visitação / interpretação da horta pedagógica da escola, e respectivo Forest Garden, sob a orientação do Prof. luis Bettencourt, teve alguns dos seus elementos a serem entrevistados em direto.
A 1º intervenção foi entre os 13min e 40s e os 19 min e 50 segundos, e a 2º intervenção entre os 58min e 40 seg e 1h e 3 min.
20180206
ID#19 - Rota pela Floresta_8
No dia 31/01, pelas 10h, a turma D do 8º ano representou a nossa escola na entrega do testemunho. A cerimónia decorreu nos Paços do Conselho.
ID#16; ID#20 - Rota pela Floresta_7
No dia 24 de janeiro, pelas 15h15m no jardim da nossa Escola, decorreu a plantação de espécies endémicas.
A turma E do nono ano conjuntamente com os docentes Isabel Matos e Aníbal Garcia, bem como representantes da Câmara Municipal da Praia da Vitória, procederam à plantação de 6 exemplares de espécies endémicas.
ID#11 - Manutenção do nosso cantinho
Os alunos Sabrina Pereira, Beatriz Sequeira e Josué Couto, do 9ºD estão responsáveis pela manutenção do espaço "cantinho ecoescola".
20180201
ID#12 - Rota pela Floresta_6_grupo I
No dia 25 de janeiro 2018, a turma 9ºD fez um trilho às Baís da Agualva, acompanhados pelo Engenheiro Hélder Xavier e pelo Engenheiro estagiário Ivan, que vieram do Parque Natural da Ilha Terceira. Também esteve presente o Engenheiro Hugo, da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Informaram-nos sobre a existência de várias espécies invasoras e endémicas lá existentes, das quais faias do norte, faia da terra, a vassoura, pau branco, loureiro, entre outras. O que mais apreciamos foram as paisagens e também gostamos de ficar a conhecer melhor a biodiversidade.
Josué Couto,
Sabrina Pereira,
André Silva,
Beatriz Sequeira
ID#12 - Rota pela Floresta_6_Grupo IV
A nossa turma apreciou a viagem e a explicação que nos foi transmitida sobre as plantas. Foi uma visita de estudo diferente do normal, mas bastante interessante.
Notícia por:
João Ribeiro
David Ourique
Flávio Salgado
André Teixeira
João Bettencourt
Ouxiang Zhu
ID#12 - Rota pela Floresta_6_Grupo III
Gostamos muito deste trilho, tendo em conta a variedade de paisagens e o facto de todo o local ser natural.
Gostaríamos de regressar a esta zona costeira, para relembrar as memórias que lá tivemos e reforçarmos a importância desta área.
Catarina Brasil
Mariana Dâmaso
Cíntia Amaral
9ºD
ID#12 - Rota pela Floresta_6_Grupo II
No dia 25 de Janeiro, a turma do 9ºD da Escola Secundaria Vitorino Nemésio foi ao Trilho das Baías da Algualva, aprender sobre espécies invasoras, como por exemplo: faia do norte e espécies endémicas, como por exemplo: faia da terra, pau branco e vassoura.
Uma curiosidade: a faia do norte é oriunda do sul, da Austrália e Nova Zelândia.
Visionamos maravilhosas paisagens vulcânicas, guiados pelo Hélder Xavier e pelos professores: Sandra Machado e Filipe Barata.
Francisca Amaro
Lilianna Canto
Jéssica Canha
Leandro Carvalho
20180123
ID#18 - Campanha de Recolha de Materiais Escolares_2
A equipa Eco agradece a todos os que contribuíram na campanha de recolha de materiais escolares, para auxiliar uma escola destruída pelos incêndios: Escola Primária de Midões.
Os materiais já foram entregues à Câmara Municipal da Praia da Vitória, que se encarregará de os fazer chegar ao destino.
Saudações Ecológicas!
Os materiais já foram entregues à Câmara Municipal da Praia da Vitória, que se encarregará de os fazer chegar ao destino.
Saudações Ecológicas!
ID#19 -Rota pela Floresta_5
No dia 18/01 decorreu, como previsto, a passagem do Testemunho Eco, do Colégio Divertiláxia à Escola Secundária Vitorino Nemésio.
Ficam aqui alguns momentos.
Saudações Ecológicas!
Ficam aqui alguns momentos.
Saudações Ecológicas!
20180116
ID#8; ID#19 - Rota pela Floresta_4
No dia 31/01, pelas 10h, a turma D do 8º ano fará a entrega do testemunho Eco ao Município da Praia da Vitória.
Essa cerimónia decorrerá no Centro de Interpretação Ambiental do Cabo da Praia.
Saudações Ecológicas!
ID#12 - Rota pelas Florestas_3
No dia 25/01 irá decorrer mais uma etapa da atividade Rota pelas Florestas.
Nesse dia, das 9h às 11h30m, a Turma D do nono ano realizará uma saída de campo, às "Laguinhas da Agualva". A acompanhar a turma estarão os docentes Filipe Barata e Sandra Machado.
Contaremos com o transporte da Câmara Municipal da Praia da Vitória, bem como com a presença de elementos técnicos desse mesmo órgão autárquico e da Secretaria Regional do Ambiente.
Daremos feedback!
Saudações Ecológicas!
ID#16; ID#19; ID#20 - Rota pela Floresta_2
No dia 24 de janeiro, pelas 15h15m no jardim da nossa Escola, decorrerá a plantação de espécies endémicas.
A turma E do nono ano será a turma envolvida neste projeto que, conjuntamente com o Sr. José Mendes (representante do pessoal não docente no Conselho Eco), com os docentes Isabel Matos e Aníbal Garcia, bem como representantes da Câmara Municipal da Praia da Vitória, plantarão as espécies endémicas na Escola.
A turma envolvida apresentou um projeto, em colaboração com a disciplina de Educação Tecnológica, que visa a construção de uma placa identificativa do local.
Saudações Ecológicas!
ID#19 - Rota pela Floresta_1
No âmbito da atividade Rota pela Floresta, a nossa Escola receberá, no próximo dia 18/01, pelas 09h30 no auditório, o colégio Divertiláxia para a cerimónia de passagem de testemunho Eco.
Daremos feedback do momento.
Saudações Ecológicas!
ID#18 - Campanha de Recolha de Materiais Escolares_1
Já teve início a campanha de recolha de materiais escolares para uma Escola destruída pelos incêndios. Trata-se de uma Escola Primária na Tábua, Escola Primária de Midões.
Podem deixar o vosso contributo, nas caixas criadas para o efeito, na sala de professores da nossa Escola, até ao dia 22/01/2018.
Solicita-se a participação de todos.
Desde já, o nosso muito obrigado!
Saudações Ecológicas!
20180115
ID#14 - REEE 2017-2018 1º fase
A recolha de todos os tipos de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos, equipamentos informáticos e lâmpadas) e pilhas/acumuladores foi realizada na nossa escola no dia 19 de Dezembro de 2017. Os depósitos já se encontram novamente disponíveis para deposição de novos REEE.
A recolha teve como TV/monitores 15kg, lâmpadas 5kg, outros 20kg.
A recolha teve como TV/monitores 15kg, lâmpadas 5kg, outros 20kg.
Obrigado pela sua participação.
20180109
ID#1 - Conselho Eco-Escolas
Na tarde do passado dia 12 de dezembro, reuniu o Conselho Eco da Escola
Secundária Vitorino Nemésio.
Nesse momento de partilha, estiveram presentes, além dos membros da Equipa
Eco, os representantes das seguintes entidades parceiras: Órgão de Gestão da Escola,
Pessoal Docente, Pessoal Não Docente, Corpo Discente, Associação de Estudantes,
Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Projeto Life CWR. Os representantes do
Parque Natural da Ilha Terceira, Associação de Surf da Ilha Terceira,
Observatório do Ambiente e Associação os Montanheiros, por indisponibilidade de
horário, reuniram-se previamente com o Coordenador Filipe Barata.
Além de uma breve resenha histórica do Programa Eco-Escolas na Vitorino
Nemésio e da apresentação dos temas de trabalho para este ano letivo, vivenciaram-se
autênticos momentos de partilha de ideias/propostas para a construção de um
plano de ação que se quer integrado e participado.
Com saudações Ecológicas, um registo desse momento...
ID#17 - Galardão 2016/2017
A ESVN ganhou o galardão de Eco Escola 2016/2017. O hastear da bandeira, que usualmente decorre na semana da escola, está adiado até reparação do mastro que se encontra, de momento, inoperacional.
20171128
20171107
ID#9 - Amigos salvos
Hoje trouxeram-nos duas boas notícias.
Dois cigarros foram salvos este fim de semana, por professores da nossa Escola!
Não te esqueças, ainda estamos na época SOS Cagarro. Ajuda-os a voAr.
Dois cigarros foram salvos este fim de semana, por professores da nossa Escola!
Não te esqueças, ainda estamos na época SOS Cagarro. Ajuda-os a voAr.
OBRIGADO
PARTILHEM CONNOSCO OS VOSSOS SALVAMENTOS
ID#9; ID#4- Palestra SOS Cagarro
Desde 1995, o Governo Regional dos Açores desenvolve anualmente a
Campanha S.O.S. Cagarro que tem como principal objetivo alertar a população
açoriana para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica
nos Açores.
A Campanha S.O.S. Cagarro decorre entre 15 de outubro e 15 de novembro,
período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o
primeiro voo transoceânico, e está organizada em 2 vertentes: a de Educação
Ambiental e a de Conservação da Natureza.
Visando a sensibilização para os cuidados mais adequados a ter em
situações de encadeamento e atropelamento nas estradas de cagarros jovens, a
Secretaria Regional dos Recursos Naturais desenvolve várias atividades de
sensibilização e educação ambiental junto das escolas desta Região.
No dia 31 de Outubro e 02 de Novembro realizaram-se no auditório da
nossa Escola as palestras SOS Cagarro, com a presença do Eng. Helder Xavier em
representação do Parque Natural da Ilha Terceira.
As turmas envolvidas foram as 8ºA, 8ºB, 9ºA, 9ºB, 9ºC, 9ºD, 9ºE, 9ºF.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Olá,
este é o espaço virtual da EcoEscola, na Escola Secundária Vitorino Nemésio.
Aqui podes encontrar uma antevisão, fotografias e comentários das actividades previstas / desenvolvidas.
Esperamos que te tornes um visitante e participante assíduo.
A Escola conta contigo!
este é o espaço virtual da EcoEscola, na Escola Secundária Vitorino Nemésio.
Aqui podes encontrar uma antevisão, fotografias e comentários das actividades previstas / desenvolvidas.
Esperamos que te tornes um visitante e participante assíduo.
A Escola conta contigo!

























