20090522

Piscinas Naturais

A colaboração da nossa escola, no âmbito do projecto ECOESCOLA, com a Universidade dos Açores, no âmbito da tese de Mestrado da Orjana Lara Risch, com o título “Projecto Piscinas Naturais – sensibilização ambiental aplicada aos ecossistemas intertidais de piscinas de maré da Ilha Terceira”, está a chegar à fase final - no dia 26 de Maio ocorrerá a última avaliação com a turma do 9º ano A.


As turmas envolvidas neste projecto foram o 9ºA (grupo visita de estudo), o 9ºD (grupo palestra) e o 9ºE (grupo controle).

Mais se informa que no Encontro de Inovação Educacional decorrido em Angra do Heroísmo foram apresentados resultados preliminares deste trabalho:“Avaliação de duas técnicas de sensibilização ambiental acerca das Piscinas Naturais (palestra e visita) em jovens do 3º CEB (Terceira, Açores, Portugal)”
Para quem quiser acompanhar, seja bem vindo:
http://piscinasnaturais.blogspot.com/

20090520

Sessão Guiada de Observação de Aves

No passado dia 8 de Maio realizou-se uma Sessão Guiada de Observação de Aves, organizada pela Câmara Municipal da Praia da Vitória e com a colaboração da nossa escola, com a respectiva saída de campo ao Paul da Praia.

20090519

Biodisel

Nas ultimas semanas as sessões do Atelier da Ciência têm servido para produzir biodisel. O projecto começou pela recolha de óleos alimentares queimados os quais posteriormente foram convertidos em biodisel.





Ano Internacional da Astronomia (1)


O Clube de Astronomia da Escola Vitorino Nemésio participou numa sessão comemorativa do Ano Internacional da Astronomia, que teve lugar no Museu de Angra a 16 de Maio.
Os professores, Horácio Ferreira, Cláudia Marcão e Paulo Pereira mostraram aos visitantes o planeta Saturno, utilizando para o efeito um telescópio da nossa escola.
S. Pedro colaborou e a afluência do público foi grande, o que nos deixou muito contentes.

20090505

O Universo da Astronomia

Esteve patente no espaço da biblioteca da Escola Secundária Vitorino Nemésio uma exposição referente ao Universo da Astronomia, no período compreendido entre 20 e 24 de Abril de 2009, com a colaboração do Professor Doutor Miguel Ferreira da Universidade dos Açores.

20090402

Visita de Estudo do 9ºA à Piscina Natural dos Biscoitos

Olá!
A turma do 9º A também quis colaborar com o desenvolvimento de actividades no âmbito do programa ECO-Escola e a convite de dois biólogos da Universidade dos Açores, o Dr.º Leonardo e a Dr.ª Orjana, realizou uma Visita de Estudo às Piscinas Naturais dos Biscoitos, no passado dia 31 de Março.
Depois de se tratar de questões logísticas como autorizações dos Encarregados de Educação e solicitação de transporte à Câmara Municipal da Praia da Vitória, também parceira do programa ECO-Escola, a turma seguiu viagem em direcção à freguesia dos Biscoitos, acompanhados das docentes de Área de Projecto e Ciências Físico-Químicas, com os objectivos de observar e aprender mais sobre as Piscinas Naturais, Recurso Natural de extrema importância.
Antes de se iniciar a visita de estudo, propriamente dita, os alunos responderam a um questionário, que pretendia aferir o conhecimento dos mesmos sobre as Piscinas Naturais. Depois de terem recebido algumas instruções do que se iria observar e sobre a importância das Piscinas Naturais como ecossistemas, a turma pode observar uma pequena Piscina Natural assim como a variedade de seres vivos que constituem nela o seu habitat. Uma vez que naquela manhã a maré estava baixa, os biólogos encaminharam a turma até outra Piscina Natural, para melhor se observar os cabozes, as tainhas, os sargos, os camarões, os caranguejos, as algas, entre outros seres que fazem das Piscinas Naturais o seu “berçário” e refúgio contra os predadores. Infelizmente também se deparou com a intervenção humana junto destes recursos, tendo-se encontrado lixo dentro e no espaço circundante às Piscinas Naturais, verificando-se que, lamentavelmente, ainda há quem não respeite a riqueza e a beleza dos nossos recursos naturais. Já na Escola a turma respondeu a um novo questionário, que tinha como objectivo avaliar o impacto da Visita de Estudo no conhecimento dos alunos sobre as Piscinas Naturais. Seguem-se algumas fotos da Visita de Estudo.
A Directora de Turma do 9ºA, Sandra Sousa Monteiro




20090304

Alterações Ambientais e os Recursos Hídricos dos Açores

No passado dia 3 de Março realizou-se na nossa escola uma palestra subordinada ao tema "Alterações Ambientais e os Recursos Hídricos dos Açores" tendo por oradores o Prof. Dr. Cota Rodrigues e o Prof. Dr. Félix Rodrigues.

Esta palestra teve por público alvo os alunos do 10º e 11º anos tendo sido organizada conjuntamente pelos departamentos de Ciências Sociais e Ciências Físico-Naturais.

No decorrer da mesma foram apontadas alguns factores que explicam o papel importante dos Açores no fenómeno de efeito de estufa a nível global. Mais do que a produção de dióxido de carbono (que nos colocam ao nível de países bastante desenvolvidos) foram ainda mencionadas as contribuições de emissões de metano ( provenientes da produção agro-pecuária).

Foram ainda mencionadas as possiveís alterações ambientais decorrentes deste mesmo problema, a saber: a maior concentração das chuvas de Inverno num número reduzido de dias e uma escassez acentuada de pluviosidade no Verão levando assim a uma futura aridez das ilhas; maior frequência de catástrofes naturais e a possível alteração dos recursos piscatórios existentes no arquipélago.

Foi deixado o alerta de que futuramente poder-se-á que ter de modificar as actividades económicas no sentido de uma menor intensificação das actividades agro-pecuárias, bem como a necessidade de aproveitamento geotérmico (em particular na nossa ilha).

Relativamente aos recursos hídricos foram mencionados a presença de alguns aquíferos resultantes da sobreposição de diferentes materiais magmáticos, aos quais urge uma utilização sustentável.

Aqui ficam algumas fotos do acontecimento.

João Lopes e José Noro





20090220

Dia da Escola

No dia 20 de Fevereiro de 2009, dia da Escola Secundária Vitorino Nemésio, na presença do:
  • representante da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar;
  • representante da Ecoteca da Ilha Terceira;
  • do conselho executivo;
  • do corpo docente;
  • do corpo discente e
  • do corpo não docente;

decorreu a cerimónia de hasteamento do galardão ECOESCOLA 2007-2008 e a entrega dos diplomas de participação nas olimpíadas do Ambiente 2008-2009.









Sandra Machado, João Lopes, Filipe Barata

20090208

Progressos da peça "O Auto da Barca do Inferno" #1

Após alguns meses de pesquisa, a equipa do 9ºE está já a preparar os cenários, as roupas, as falas ,etc...
Nesta postagem mostramos ainda algumas fotografias tiradas nos dias 26/01/2009 e 2/2/2009.
Peço muita desculpa pela qualidade das fotografias, pois foram tiradas a partir de um telemóvel.
Davide Branco 9ºE



















20090127

Dia Mundial das Zonas Húmidas

A Ecoteca de Angra do Heroísmo, o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo e a Associação Gê-Questa, com o apoio da Universidade dos Açores, da Associação Os Montanheiros e da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, comemoram o Dia Mundial das Zonas Húmidas, celebrado a 2 de Fevereiro, através de um conjunto de actividades apostadas na divulgação daquele importante património natural.

Assim, no próximo dia 31 de Janeiro às 9h30 terão início, junto à Gruta do Natal, duas incursões ao interior da ilha dando ênfase ao papel das turfeiras na qualidade da vida humana. Foram convidados três agrupamentos de escoteiros e todos os presidentes de Junta de Freguesia da ilha estando, no entanto, a iniciativa aberta à população em geral.
No dia 2 de Fevereiro terão lugar diversas incursões, num esforço por realçar a excepcionalidade desses locais aos níveis natural (biodiversidade vegetal e animal) e socioeconómico (potencial turístico). Estas últimas estão direccionadas para alunos das Escolas Secundárias Jerónimo Emiliano de Andrade e Vitorino Nemésio e ainda jovens da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, mas encontram-se abertas ao público em geral.

Assim, às 10h00 ocorrerá uma concentração junto à Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, seguida de partida para a Ribeira Brava e Ribeira da Ponte.

Às 14h00 realizar-se-á uma concentração junto ao Paul da Praia da Vitória e finda a actividade os participantes deslocar-se-ão para o Paul da Pedreira da Praia da Vitória.

Apareçam!

20081128

Auto da Barca do Inferno

No dia 5 de Junho de 2009 realizar-se-á a exposição do Dia Mundial do Ambiente, com a apresentação da Peça de Teatro “Auto da Barca do Inferno” por parte dos alunos do 9ºE.

Já começámos a trabalhar na parte mais "secante" deste trabalho, e esperamos que no dia da apresentação esteja tudo completo e pronto a apresentar.




Davide Branco 9ºE

20081127

Atelier da ciência

Decorreu, na passada sexta-feira, mais uma sessão do Atelier da Ciência. Desta vez os alunos "brincaram" com metais alcalinos e alcalino-terrosos.



Comparando as reacções entre os diferentes metais e a água, os alunos conseguiram explicar a sua reactividade.

O potássio foi eleito como preferido pois é o mais reactivo dos metais estudados.




Cláudia Marcão, Donzilia Alves e Isabel Matos

20081126

Coastwatch Europe 2008

O “Coastwatch Europe” é um projecto de âmbito europeu que consiste na caracterização ambiental da faixa costeira, através do preenchimento de um questionário por cada troço de 500 m, em blocos de 5 km.

Este projecto, surgiu na Irlanda em 1988 e é realizado, simultaneamente, por vários países europeus na época pós- balnear.

Os objectivos gerais visam contribuir para a implantação da Agenda 21 “Pensar global/agir local”; promover a educação ambiental; praticar hábitos sadios de convívio e de utilização dos tempos livres e fomentar o pedestrianismo.
Os objectivos específicos do projecto consistem na recolha de dados sobre as características das zonas de costa e sobre os principais problemas ambientais que as afectam; na elaboração de uma base de dados nacional e internacional actualizada, ano a ano, sobre o estado do litoral; no fornecimento, aos órgãos de decisão local, nacional e internacional, de elementos que contribuam para a gestão sustentada do Litoral, para a recuperação de zonas degradadas e para a preservação das áreas sensíveis e em alertar a população para os problemas ambientais da zona costeira e para a urgência da sua protecção.

A turma D do 9º ano da nossa escola participou neste projecto e fez uma observação da zona litoral desde o Poço da Areia até à Marina da Praia da Vitória.

Os alunos puderam constatar uma considerável presença de resíduos, tais como, garrafas de bebidas em plástico, sacos de plástico, seringas, sapatos, restos de redes, etc.



Os diversos grupos formados registaram a quantidade dos diversos resíduos observados e reunirão estes dados em Formação Cívica.

Visita de estudo aos Serviços Agrários

Atropa belladonna no espaço exterior da escola


No dia 14 de Novembro realizou-se mais uma visia de estudo no âmbito do Programa Eco Escolas, desta vez aos viveiros de plantas dos Serviços Agrários da Ilha Terceira.


Recebidos maravilhosamente pela Eng. Isabel Armas, visitamos e interpretamos a flora presente. No fim fomos presenteados com diversas espécies nativas para plantio na escola.


Filipe Barata e João Lopes

20081125

Passeio Pedestre - Relheiras de São Brás


Dia 8 de Novembro, realizou-se mais um Passeio Pedestre, desta vez às Relheiras de São Brás.
O local de concentração foi na Escola Secundária Vitorino Nemésio, sendo a partida, em caravana automóvel às 9h30m. Depois de abandonados os veículos motorizados no parque de merendas de São Brás, iniciou-se o passeio sob uma chuva miudinha que nos acompanhou em todo o percurso. No final, ceca das 12h00m, fomos assar castanhas no parque de merendas de São Brás. Valeu!

Visita ao Paul da Praia

Dia 12 de Novembro, no âmbito da disciplina de Área Projecto 12ºano, realizou-se uma vista de estudo guiada ao Paul da Praia, com visita e interpretação da zona húmida.
Foram observadas as seguintes espécies:
Calidris alba - pilrito das praia;
Gallinula Chloropus - galinha de água;
Ardea cinerea - garça cinzenta;
Egretta garzeta - garça branca pequena;
Egretta egretta - garça branca grande.

Garça branca grande - ave de ocorrência acidental no Arquipélago dos Açores


Galinha de água - ave residente e nidificante no Paul da Praia

Filipe Barata

20081110

Mais um Cagarro!

Mais um cagarro salvo, na nossa escola, pelo Manuel Dias. Obrigado!

INSTRUÇÔES SOS CAGARRO
(clique na imagem e poderá ver em tamanho maior)





Para quem estiver interessado:
No âmbito da Campanha SOS Cagarro, a Ecoteca de Angra do Heroísmo e a Associação Os Montanheiros convida todos os interessados a integrarem o seu programa de salvamento de cagarros/sensibilização da população, com actuação no terreno durante o mês de Novembro dias 6, 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29. As inscrições decorrerão de segunda a quinta-feira no espaço da ecoteca, Rua do Galo n.º 112, durante o horário de expediente, para o mail ecoteca.angraheroismo@azores.gov.pt ou para o telemóvel 967790787.

E já agora, a pedido de alguns, aqui vai informação sobre estas belas aves.

A grande viagem para Sul (Outubro-Novembro)
Em Outubro, os cagarros juvenis, já com o tamanho e a plumagem de cagarros adultos, são abandonados no ninho pelos seus progenitores, que migram para o Hemisfério Sul, onde permanecem durante o Inverno. Sozinhos, os cagarros juvenis saem do ninho pela primeira vez, a partir de meados de Outubro, em direcção ao mar. No mar, procuram alimento e iniciam o seu primeiro grande voo de muitas centenas de quilómetros, para Sul. Em alto mar, passarão o Inverno com outros cagarros da colónia. No percurso do ninho até ao mar, os cagarros juvenis, enfrentam muitos perigos. Um dos principais perigos são as estradas. Os cagarros são atraídos pelas luzes artificiais dos automóveis, das habitações e das estradas, sobretudo em noites escuras. Ao atravessarem as estradas, os cagarros ficam encandeados pelas luzes e podem ser atropelados pelos carros.

A vida em alto mar (Dezembro-Janeiro)
Os cagarros passam o Inverno em alto mar, no oceano Atlântico. Tal como os albatrozes, ou outras aves marinhas, possuem diversas características morfológicas adaptadas a este modo de vida: o corpo leve, as asas longas, estreitas e flexíveis, as patas com membranas interdigitais e as glândulas tubulares, associadas às narinas, que expelem o sal da água do mar. Os cagarros podem deslizar sobre o mar durante horas, praticamente sem bater as asas. As asas mantidas tensas, estiradas e mais ou menos arqueadas permitem efectuar um voo planado em ziguezague por entre as ondas do mar, ou imediatamente acima destas, consoante a velocidade do vento, reduzindo assim o efeito do atrito e poupando energia. O alimento (peixes, lulas e crustáceos) é procurado com o auxílio da visão e do olfacto, de dia ou de noite, em vastas áreas do oceano, por vezes em associação com golfinhos e atuns. Os cardumes de peixe perseguidos pelos golfinhos e pelos atuns que fogem em direcção à superfície são mais facilmente capturados pelos cagarros, uma vez que estes mergulham geralmente a baixa profundidade. O seu bico, direito e com a ponta em forma de gancho, facilita a captura das presas.

O regresso aos Açores (Fevereiro-Março)
O cagarro, de nome científico , pertence à Ordem dos Procellariiformes, grupo formado por espécies de aves marinhas pelágicas, que passam grande parte do seu ciclo de vida no mar, vindo a terra apenas durante a época de reprodução, para nidificar. Março é o mês do regresso dos cagaros aos Açores, depois de uma longa ausência nos mares do Hemisfério Sul. Os cagarros começam desde logo por visitar as colónias de anos anteriores, situadas em ilhéus, falésias e
arribas costeiras, sempre durante a noite, possivelmente para protecção contra eventuais predadores. Ao final da tarde, agregam-se em grandes grupos, a que os ornitólogos chamam “jangadas”, e ficam pousados silenciosamente no mar junto à costa, perto da sua colónia. Quando o grupo se encontra todo reunido regressam finalmente à colónia emitindo os interessantes cantos e vocalizações que lhes são tão característicos, fazendo lembrar o coaxar de uma rã ou por vezes o miar de um gato. A vocalização do macho é mais aguda e prolongada do que a vocalização da fêmea.

O namoro (Abril - Maio)
Em Abril e Maio, durante a noite, os cagarros já com o seu parceiro reencontrado, com o qual permanecem toda a vida, aumentam a frequência das suas visitas a terra, onde namoram, acasalam e preparam o ninho onde o ovo será colocado. O namoro inclui comportamentos
complexos de reconhecimento e de consolidação do casal, e geralmente envolvem muita actividade vocal. O ninho dos cagarros pode ser escavado no solo pela própria ave ou instalado em cavidades naturais de rocha vulcânica. Tem normalmente mais de um metro de profundidade, por forma a proteger o ovo e a cria de possíveis predadores. Em finais de Maio, a actividade das colónias mantém-se e as fêmeas voltam ao seu ninho para pôr um único ovo. O ovo é branco e será incubado durante 55 dias, alternadamente pelo macho e pela fêmea, em
turnos de 2 a 8 dias. Se o ovo se perder, as fêmeas não têm capacidade de pôr outro nesse ano.

O nascimento das crias (Junho-Julho)
No final de Julho a cria eclode, cinzenta e felpuda, crescendo muito depressa. O seu peso inicial multiplica-se por 10 em apenas cerca de 1 mês.
Ao longo dos dias, o casal desloca-se alternadamente entre a colónia e o mar para alimentar a cria em crescimento. Por vezes, o alimento das crias é entregue já parcialmente digerido, sob a forma de óleo, regurgitado no seu bico aberto. Apesar do seu aspecto frágil e atractivo, estas crias têm uma importante missão a cumprir: assegurar a perpetuação da população, que se encontra num estado de conservação desfavorável, tendo mesmo vindo a decrescer nas últimas décadas. As crias não devem ser perturbadas nos ninhos, por muito bem intencionadas que as pessoas possam ser. Os ninhos de cagarros devem ser evitados e as crias não podem de forma alguma ser manipuladas.

As crias continuam a crescer (Agosto-Setembro)
Durante o mês de Agosto cada cria recebe dos pais refeições de cerca de 60 gramas, 2 vezes em cada 3 dias, criando importantes reservas de gordura. A cria irá permanecer com o casal de progenitores durante cerca de 3 meses. Virá a ter uma vida longa, que poderá ir até aos 40 anos de idade, atingindo a maturidade sexual por volta dos 7 ou 8 anos, altura em que regressará aos Açores para se reproduzir pela primeira vez. O cagarro tem uma maturidade sexual tardia e baixa fecundidade (cada casal tem apenas uma cria por ano), por isso é mais sensível à perturbação e exploração humanas. É assim urgente impedir a destruição do seu habitat de nidificação, bem como a captura e a morte de adultos e crias. Esta prática continua a ser comum em algumas ilhas, seja para obtenção de isco, para alimentação ou por puro vandalismo. Os Açores têm um papel muito importante na conservação mundial desta espécie emblemática, pois o arquipélago recebe todos os anos a maior população de cagarros do planeta.
Texto
Maria Pitta Groz e Paula Abreu
Revisão científica
José Pedro Granadeiro
Olá,

este é o espaço virtual da EcoEscola, na Escola Secundária Vitorino Nemésio.

Aqui podes encontrar uma antevisão, fotografias e comentários das actividades previstas / desenvolvidas.

Esperamos que te tornes um visitante e participante assíduo.

A Escola conta contigo!