20101006

Campanha SOS-Cagarro 2010

Começou no dia 1 de Outubro a campanha SOS-cagarro 2010.


O que fazer ?

Quando circular à noite, em estradas junto à costa, conduza com precaução, e sempre que encontrar um cagarro na estrada proceda da seguinte forma:

1. Aproxime-se lentamente do Cagarro, usando luvas;

2. Com calma e segurança cubra o corpo do Cagarro com um casaco, uma manta ou uma toalha;

3. Sem o magoar, segure o Cagarro pelo pescoço e pela cauda, por forma a envolver todo o seu corpo;

4. Coloque-o numa caixa de cartão, com cuidado;

5. Mantenha-o na caixa durante a noite, em local tranquilo e escuro;

6. Liberte o Cagarro na manhã seguinte, junto ao mar, pousando-o com cuidado no chão. Não se preocupe se a ave levar algum tempo a reagir e a voar para o mar, pois ela continuará a sua viagem quando se sentir preparada.

O que não fazer?

- Não se aproxime da ave quando não sabe exactamente como proceder;

- Não segure a ave por uma asa ou por ambas as asas, nem permita que ela abra as asas enquanto a manipula, pois esta ficará cada vez mais agitada;

- Não dê água, alimentos ou medicamentos;

- Não atire a ave ao mar, pois ela não voará imediatamente quando for lançada, podendo ficar incapacitada de voar;

- Nunca force a ave a ir para o mar, ela seguirá a sua viagem
quando se sentir em condições.


Informações disponibilizadas pela SRAM

20100930

Semana do Mar

Duas turmas da nossa escola participaram nas comemorações da Semana do Mar organizadas em parceria pela SRAM, Ecoteca de Angra do Heroísmo, Gê-Questa e Centro de Ciência Viva de Angra do Heroísmo.
Na cede da Gê-Questa os alunos fizeram experiências relacionadas com os poços de maré e viram aquários com espécies que aparecem nas poças de maré.


No Centro de Ciência Viva - Observatório do Ambiente - realizaram várias experiências, entre as quais observação de algas ao microscópio e identificação de espécies marinhas com recurso a chaves dicotómicas.

20100627

Visita ao Paul da Praia

No mês de Junho realizaram-se as visitas ao Paul da Praia no ambito do programa ECO-escola, com as turmas, 7ºA e 8ºB, para observação da emblemática espécie nidificante Galinha de água.

Os alunos fizeram-se acompanhar pelos docentes de Ciências Físico-química e Ciências Naturais e o material óptico de 5 binóculos e 1 telescópio. Ambas as turmas tiveram a possibilidade de observar esta espécie de ave, infelizmente por muitos desconhecida.

20100622

Ano Internacional da Biodiversidade

A Gê-Questa promove um conjunto de palestras inseridas nas comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade. Todos os interessados estão convidados.


http://ge-questa.blogspot.com/

20100607

O ciclo de vida do Cagarro

No passado dia 1 de Junho, a nossa Escola teve o prazer de receber a Ecoteca de Angra do Heroísmo, no âmbito de uma acção de sensibilização sobre “O ciclo de vida do Cagarro”.

Com a referida acção pretendeu-se mais uma vez, sensibilizar os jovens do 9º ano de escolaridade para a necessidade da preservação desta espécie tão carismática. O orador, Engº Helder Xavier, deu a conhecer o modo de vida do também chamado de pardela de bico amarelo e, consciencializou os presentes da a importância da campanha SOS Cagarro no salvamento dos juvenis, que saem dos ninhos durante a noite e empreendem na sua primeira viagem, para terras mais quentes do hemisfério Sul, orientando-se pelas estrelas. Esta aventura pode revelar-se menos feliz quando os jovens aventureiros são confundidos pela iluminação pública e pelas luzes dos automóveis, entre os meses de Outubro a Novembro.

Cabe-nos a nós, cidadão preocupados com o nosso meio ambiente e com a preservação da sua biodiversidade, actuar no sentido de ajudar estas aves tão simpáticas, quer como automobilistas, circulando com maior prudência nesses meses, sabendo que poderemos encontrar um cagarro perdido na estrada, quer como peões que encontram uma dessas aves na via pública.


O nosso dever é recolher, com um cobertor, o amiguinho perdido durante a noite, numa caixa de cartão, preparada para o efeito (arejada) e levá-lo na manhã seguinte para um local junto ao mar, de preferência, próximo do local onde este foi encontrado, que ele seguirá o seu rumo.

Vamos então contribuir para que estes castiços tenham um final feliz...

20100606

Uma aula diferente


No dia 31 de Maio de 2010, na aula de Física e Química B, a turma G de 11º ano de escolaridade recebeu na nossa escola uma turma UNECA da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória. Os nossos alunos prepararam e colocaram à disposição dos visitantes algumas actividades experimentais. O Sr. Duarte, técnico do Laboratório de Biologia, participou também com a simulação do vulcão.
Foi um dia divertido para todos os envolvidos.

Os alunos que colaboraram nesta actividade foram os seguintes: Marsídia, Flávia, Mónica, Andreia, Gregório, Renato, Igors e Gonçalo.


20100528

Comemorações do Dia Mundial da Energia

Em virtude da Comemoração do Dia Mundial da Energia- 29 de Maio- o Departamento de Ciências Físico-Naturais levou a cabo a organização da terceira edição destas Comemorações.
As actividades desenvolvidas passaram pela exposição da Maqueta de uma “Casa Inteligente”, construída no âmbito do trabalho de projecto dos alunos João Paulo Aguiar, João Manteigas, Pedro Alves, Pedro Pereira e Vasco Brito do 12ºA na disciplina de Área de Projecto. Esta exposição decorreu entre os dias 24 e 28 de Maio na Biblioteca da Escola.



No dia 26 de Maio, também se realizou a “Expo-Energia” com trabalhos realizados pelos alunos do Curso Profissional-Técnico de Energias Renováveis, exposição esta que foi organizada pela docente Glória Apura do Departamento de Artes e Tecnologias e decorreu na Oficina de Electrónica entre as 14h00 e as 16h00.



No dia 28 de Maio distribuíram-se folhetos intitulados “Energia dos Alimentos”, com a pretensão de sensibilizar a Comunidade Escolar para uma alimentação adequada às necessidades energéticas do organismo humano, para além de informar do conteúdo energético de alguns alimentos.

20100523

Dia Mundial da Biodiversidade

Para comemorar o dia da Biodiversidade alunos e professores da nossa escola realizaram um passeio pedestre entre o Raminho e o Farol da Serreta.









Professores responsáveis: Anibal Garcia e Teresa Robalo

20100520

Atelier da Ciência

No passado dia 19 de Maio decorreu uma sessão do Atelier da Ciência que contou com a participação de alguns alunos de 8º ano, desta escola. Foram feitas algumas experiências, tais como "Enche o balão sem soprar", "A erupção vulcânica", " Toque de magia", "Detectives químicos" e "Mensagem secreta".
Para além dos professores, Isabel Matos e Pedro Amaral, esta actividade contou com a colaboração do Sr. Duarte, ajuda preciosa na simulação do vulcão.




20100515

Visita ao Algar do Carvão e Gruta do Natal

No dia 14 de Maio foi efectuada uma visita de estudo ao Algar do Carvão e à Gruta do Natal pelos alunos de Área de Projecto do 12ºB. Os alunos desenvolveram trabalhos sobre vulcanismo e geodiversidade.

Pormenor de Marsílea azorica, endémica a caminho da G. Natal

Gruta do Natal

Fendas na parede rochosa - Gruta do Natal

Estalactite de silica Amorfa - Gruta do Natal

Entrada do Algar do carvão

Estalactites de silica amorfa - Algar do Carvão

20100328

Coastwatch




No passado dia 26 de Março, a turma B do sétimo ano da nossa escola efectou um percurso inserido no programa Coastwatch.
Com esta actividade, pretendeu-se:

- Sensibilizar as crianças para os problemas resultantes do impacte das actividades humanas na faixa litoral;
- Explicar a importância dos ecossistemas costeiros;
- Observar o estado de conservação da zona costeira;
- Contribuir para a preservação das zonas costeiras;
- Incentivar e cultivar nos mais novos a participação activa na defesa do ambiente costeiro.

Esta actividade contou com o apoio da Gê questa e para mais informações poderá consultar a sua página na net.

20100325

“Escola-Electrão: um concurso que está a fazer escola!!!”

Neste ano lectivo a nossa Escola aderiu, pela primeira vez, ao Concurso “Escola Electrão” que consiste que consiste na recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) de pequena e média dimensão pela Comunidade Escolar. Este concurso está a ser desenvolvido pela AMB3E em parceria com o Ministério da Educação e a Agência Portuguesa para o Ambiente.

De acordo com o Regulamento do Concurso serão atribuídos prémios às Escolas que recolherem maior peso de REEE, tanto por aluno como em termos absolutos. Os prémios a atribuir vão desde Máquinas de Filmar, Computadores, Impressoras, Televisores LCD, Lâmpadas…

A nossa Escola ficou incluída no Grupo B, do concurso, num total de 635 Escolas do País.
O Período de Recolha decorreu durante o mês de Março, com término no dia 26 de Março de 2010, pelo que os alunos podem colaborar trazendo os REEE para a Escola nesta altura, depositando-os nos Ponto Electrão de Cartão, distribuídos pela Escola.

No próximo dia 25 de Março haverá a visita do Ponto Electrão Metálico, que ficará junto à Entrada Principal dos Alunos, onde poderão colocar REEE de maiores dimensões. Todos os REEE de maiores dimensões que não possam ser depositados nos Ponto Electrão de Cartão, podem ser deixados na Oficina de Madeiras, local escolhido como Ponto de Reunião.


A adesão ao concurso pela nossa Escola engloba-se no desenvolvimento do Projecto Eco-Escola e contou com o apoio dos alunos do 12ºA da disciplina de Área de Projecto para a operacionalização do Concurso.

Estes alunos, seguindo o regulamento do concurso:

-distribuíram Livros de Passatempos e Folhetos Informativos, um a cada aluno da Escola, com o intuito de divulgar o concurso e sensibilizar para a importância da recolha e posterior reciclagem dos REEE;

-procedam a recolha de todos os REEE existentes na Escola, depositando-os na oficina de madeiras (Ponto de Reunião);

-elaboraram e fixaram cartazes relativos à divulgação do Concurso;


-montaram e colocaram os Ponto Electrão de Cartão, que se encontram no Recinto Escolar.

Uma vez que a Escola só terá hipótese de ganhar consoante o peso de REEE a arrecadar, vamos unir esforços e trazer todos os REEE lá de casa para depositar nos Ponto Electrão e assim ajudar a bater o recorde.

A docente responsável pelo desenvolvimento do Projecto:

Sandra Monteiro.

20100323

Telescópio Espacial Hubble - 20 anos, 20 imagens






Esta exposição é constituída por imagens obtidas pelo Hubble e ilustra a sua contribuição para os recentes avanços no conhecimento do Universo ao longo dos 20 anos de existência do telescópio.
É uma exposição itinerante que irá visitar as várias ilhas dos Açores.
A exposição decorreu entre os dias 17 e 24 de Março na biblioteca da nossa escola.
Esta actividade contou com a colaboração dos professores: Teresa Robalo, Cidália Machado, Mário Machado, Pedro Amaral, João Lopes e Paulo Pereira.
Olá,

este é o espaço virtual da EcoEscola, na Escola Secundária Vitorino Nemésio.

Aqui podes encontrar uma antevisão, fotografias e comentários das actividades previstas / desenvolvidas.

Esperamos que te tornes um visitante e participante assíduo.

A Escola conta contigo!