20210120

A NOSSA ESCOLA É A MAIS AMARELA.....


A ESVN inscreveu-se no Concurso Municipal "a tua escola é a mais amarela?" promovido pela Praia Ambiente em parceria com a Tetra Pak.

Contamos com todos .....


20201214

Este ano os Enfeites de Natal de um corredor da ESVN Estiveram Por Nossa Conta!

    Pois é! Este trabalho resultou do trabalho dos alunos de duas turmas do 7ºano (C e D) da Escola Secundária Vitorino Nemésio, que no âmbito do Domínio Educação Ambiental da Área Curricular de Cidadania e Desenvolvimento, que têm a docente em comum, abraçaram o projeto com o intuito de participar no passatempo: ESTE NATAL, OS ENFEITES ESTÃO POR TUA CONTA do programa EcoEscola.

    Também se contou com a colaboração dos docentes de Educação Tecnológica (Cláudio Cardoso e Sérgio Caldeira) e Físico-Química (Sandra Monteiro) na afixação dos enfeites de Natal. 

    Os alunos desenharam, em papel de rascunho, uma figura à qual associassem o Natal, tendo surgido imagens de: pinheiros, meias, trenós, árvores, presentes, renas, azevinho, bolas, bonecos de neve, sinos, Pais Natal, estrelas... 

    Depois de melhorarem os seus esboços, os desenhos serviram de molde para o desenho que foi transposto para as embalagens Tetrapak de 1L de sumo da Compal, que foram reunidas pelos alunos desde meados de novembro e que as trouxeram lavadas e secas, tendo sido abertas a quando da construção dos enfeites.

    De modo a permitir uma maior visibilidade aos desenhos os mesmos foram colados em CD ́s que posteriormente foram afixados com bostik num placard de cortiça, previamente forrado com papel de cenário, no corredor das salas de aulas das duas turmas. 

    Para a organização dos enfeites foi escolhido o formato de Árvore de Natal, onde foram colocados a maioria dos CD ́S, tendo os restantes sido afixados em volta da árvore. No total foram criados 42 enfeites de Natal. 

    Para além das embalagens Tetrapak de 1L de sumo da Compal e CD ́s, foram utilizados na ornamentação dos enfeites os seguintes materiais: cola de bisnaga, cartolina, fitas de tecido, botões, EVA...

    




No final teve-se o cuidado de depositar no Embalão as sobras das embalagens, e entregar as tampas para a campanha de recolha de tampas promovida por colaboradores da escola e colocado as sobras de papel no Papelão.

20201021

CONVITE: Conselho EcoEscolas

     Conselho Eco-Escolas: 

    Este conselho está aberto a todos os elementos da comunidade educativa que queiram colaborar - professores, alunos, funcionários, técnicos, encarregados de educação ....

    Contamos com todos!!

Contactos: 

Cláudia Marcão (claudia.cc.marcão@edu.azores.gov.pt) 

Sandra Monteiro (sandra.mas.monteiro@edu.azores.gov.pt)

Auditoria Ambiental 2020

     Este ano a auditoria ambiental ficou a cargo da turma C do 9º ano. Os alunos serão orientados pelos docentes de Cidadania - João Pedro Lopes e Mário Machado.

   




Divulgação - Desperdício zero

 Junta-te à iniciativa Desperdício Zero! Menos desperdício, mais Ambiente!




20191014

Auditoria Ambiental

A Auditoria Ambiental já está a ser realizada.

Este ano atribuímos esta tarefa, de enorme responsabilidade, à turma D do 9º Ano. Os alunos estão a realizar a auditoria nas aulas de Cidadania.


Inscrição Efetuada

A ESVN já se inscreveu no Programa Eco-Escolas 2019-2020.

Estamos inscritos nas temáticas:
  - Água
  - Resíduos
  - Energia
  - Comunidades sustentáveis


20191008

Lançamento do Ano Letivo

A ESVN continua empenhada no projeto EcoEscolas. Estamos a:

- ultimar os pormenores da inscrição;

- constituir o novo Conselho;

- fazer a auditoria ambiental (9ºD nas aulas de cidadania).




20190708

Candidatura ao Galardão Eco Escola

Em atraso, depois de pedida a devida autorização ao Programa EcoEscola, estamos a entregar a documentação necessária para a candidatura da ESVN ao Galardão Eco-Escolas 2018-2019, após a realização da 1º fase dos exames nacionais.

Para o próximo ano letivo, por razões logísticas, a coordenação do Programa EcoEscola passará do docente  Filipe Barata para a docente Claudia Marcão, mantendo-se a sua dinâmica no departamento de Ciências Físico Naturais da nossa escola.

20190619

Geração Depositrão

Decorreu no final do ano letivo, dia 19/06, a recolha dos resíduos depositados na nossa escola ao longo ano, contabilizando-se uma cerca de 5 m3 de eletrodomésticos / material informático obsoleto e três packs de pilhas.



20190605

Trilhos interpretativos no Parque Natural da Ilha Terceira

Ensino Secundário

Baías da Agualva - no dia 05 de junho
Professor dinamizador: João Santos
Turmas envolvidas: 11º E e 11º F (26 alunos)
Objetivos: Valorizar o património natural; equacionar o papel do turismo de natureza no desenvolvimento de áreas rurais.


Ensino Básico

Passagem das Bestas - no dia 11 de junho, pelas 09:30.
Foram de 30 alunos (duas turmas) com média de idades de 12 anos, acompanhados por 3 professores. Este trilho insere-se nos conteúdos da disciplina de Ciências Naturais, nomeadamente vulcanismo e paisagens naturais. Foi um dia de atividades inter-disciplinares por forma a promover a sensibilização ambiental e, mais uma vez, os conteúdos da disciplina acima referidos.

O muito obrigado ao Parque natural da Ilha Terceira, nomeadamente ao Eng. Helder Xavier.








20190526

Visita de interpretação ao Paul da Praia da Vitória / Valorização social do espaço





No dia 25 de Maio, sexta feira, realizou-se uma visita interpretava ao Paul da Praia da Vitória com a turma B do 9º ano de escolaridade. Em sala de aula iniciou-se a interpretação do espaço com uma consulta do site aves dos açores https://avesdosazores.wordpress.com/aves-dos-acores/ seguida de uma visita prática ao local, ida a pé até à zona húmida. 

20190515

Jardim da escola - Forest Garden

O espaço da horta pedagógica é muito mais do que uma simples horta, é um lar para uma avifauna cada vez mais crescente e agora também para as nossas amigas abelhas. O chegar à escola e o estar na escola pode ser cada vez mais agradável - procura e usa o espaço do Forest Garden.

20190506

Visita aos pauis da Praia da Vitória

Na zona húmida de importância internacional, os alunos tiveram contacto com material de observação de aves, nomeadamente telescópio, binóculos, guias de aves do Paleártico e do Neártico, material de camuflagem, material de limpeza e livro de registos. Observaram-se algumas espécies com destaque para o Galeirão Fulica atra, com crias, em situação de alimentação, e Maçarico de bico direito Limosa limosa  No final do período, voltou-se a pé às instalações da escola.






20190316

A EcoEscola no ensino básico


As brigadas da EcoEscola criadas no 9ºB


A EcoEscola no ensino básico


Foi realizada durante o primeiro período, e parte do segundo, a auditoria ambiental da nossa escola, cumprindo os normativos Guia de Auditora Ambiental da Fundação Bandeira Azul para o Programa EcoEscolas 2018 / 2109.


Os vários temas foram estudados / interpretados / avaliados  pelos alunos da turma B do 9º ano, em trabalho de grupo, usando para o efeito a disciplina de Cidadania, com a parceria / orientação dos docentes Nuno Meneses e Filipe Barata. 

Os alunos constituíram brigadas de auditoria, por temas, compartimentos ambientais, fazendo pesquisa e trabalho de inventário / avaliação / auditoria fora da sala de aula, no espaço escolar,  avançado para um trabalho de fundo sobre os vários compartimentos ambientais que culminará com o documento de propostas a entregar ao Conselho Executivo no final do ano para melhoria do nosso desempenho ambiental como escola. Para já temos os resultados da Auditoria ambiental.




20190311

Horta pedagógica


Da responsabilidade do docente Luis Bettencourt a horta pedagógica da ESVN continua  a prosperar, estando em aberto a participação da comunidade escolar em todos os trabalhos.




20190304

Auditoria Ambiental

Os resultados da auditoria ambiental realizada pelas brigadas ambientais formadas no 9ºB, sob a orientação dos docentes Filipe Barata e Nuno Meneses, estão disponíveis para consulta junto da equipa Eco Escola. Participa na gestão do teu espaço.


20190211

Ciclo de cinema ambiental

Decorreu em algumas aulas de cidadania do ensino básico a projecção do filme "Home", com a respectiva exploração pedagógica dos conteúdos ambientais com os alunos.




20190131

A EcoEscola no ensino secundário




A EDA, na qualidade da Direção de Inovação e Normalização da Eletricidade dos Açores vem à nossa escola no dia 04 e 05 de Fevereiro, proporcionando, durante dois dias uma série de palestras a realizar no espaço da Biblioteca, e envolvendo as turmas de ciências e Tecnologia do ensino secundário. No final das palestras haverá um brinde para cada discente / docente presente tal como a possibilidade de "dar uma volta ao recinto exterior da escola" num carro 100% elétrico.

As turmas convocadas serão:


Os temas abordados serão:



O veículo que que poderão ter a hipótese de vivenciar será um:


tudo isso com a presença da EDA 
Quem quiser aparecer por sua iniciativa é BEM VINDO



20181121

A EcoEscola no Ensino Básico

No espaço do Auditório da nossa escola, dia 21 de Novembro, desenvolveu-se uma atividade, no âmbito do Departamento de Ciências Sociais, Agricultura e Sustentabilidade, com os Professores Hélio Meneses, João Santos, Susana Brito e respetivas turmas  8º F, 11º D, 11º E, com o apoio do Parque Natural da Ilha Terceira, Programa EcoEscolas, com a presença do Eng. Helder Xavier.





20181107

Hastear da Bandeira Eco Escola 2017/2018

Aproveitamos a presença da investigadora Maria Fernanda Botelho, para a cerimónia do hastear da bandeira da Eco-escola 2017/2018,  na  presença da Presidente do Conselho Executivo da escola, Augusta Escobar, acompanhada por docentes e alunos de várias turmas do ensino básico.



20181101

A EcoEscola no ensino básico

No espaço de sala de aula desenvolveu-se, no passado dia 25 e 31 de Outubro, uma atividade no âmbito de História, Geografia e Cultura dos Açores, com o titulo de Biodiversidade, na presença dos docentes Dulce Silveiro, João Santos, José Noro, Sara Santos e Susana Brito a as turmas 8º A, B, C, D e E. A atividade foi desenvolvida peloParque Natural da Ilha Terceira, na pessoa do Eng. Helder Xavier.



A Eco Escola no ensino básico

Em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória e no âmbito do "Outono Vivo",  a biblioteca irá receber no próxima dia 7 de novembro, pelas 13.30, no âmbito do Programa EcoEscola, a investigadora Maria Fernanda Botelho.

Data: Dia 7 de novembro (quarta).
Destinatários: - 7ºA (docente Dulce Correia)
                        - 7ºD (docente Florbela Monteiro)
                        - 8ºA  (docente Luísa Ponte)
Hora: 13.30 Horas (duração 45 minutos/1 tempo letivo)



Quem quiser aparecer por sua iniciativa é BEM VINDO


Olá,

este é o espaço virtual da EcoEscola, na Escola Secundária Vitorino Nemésio.

Aqui podes encontrar uma antevisão, fotografias e comentários das actividades previstas / desenvolvidas.

Esperamos que te tornes um visitante e participante assíduo.

A Escola conta contigo!