A ESVN inscreveu-se no Concurso Municipal "a tua escola é a mais amarela?" promovido pela Praia Ambiente em parceria com a Tetra Pak.
Contamos com todos .....
A ESVN inscreveu-se no Concurso Municipal "a tua escola é a mais amarela?" promovido pela Praia Ambiente em parceria com a Tetra Pak.
Contamos com todos .....
Pois é! Este trabalho resultou do trabalho dos alunos de duas turmas do 7ºano (C e D) da Escola Secundária Vitorino Nemésio, que no âmbito do Domínio Educação Ambiental da Área Curricular de Cidadania e Desenvolvimento, que têm a docente em comum, abraçaram o projeto com o intuito de participar no passatempo: ESTE NATAL, OS ENFEITES ESTÃO POR TUA CONTA do programa EcoEscola.
Também se contou com a colaboração dos docentes de Educação Tecnológica (Cláudio Cardoso e Sérgio Caldeira) e Físico-Química (Sandra Monteiro) na afixação dos enfeites de Natal.
Os alunos desenharam, em papel de rascunho, uma figura à qual associassem o Natal, tendo surgido imagens de: pinheiros, meias, trenós, árvores, presentes, renas, azevinho, bolas, bonecos de neve, sinos, Pais Natal, estrelas...
Depois de melhorarem os seus esboços, os desenhos serviram de molde para o desenho que foi transposto para as embalagens Tetrapak de 1L de sumo da Compal, que foram reunidas pelos alunos desde meados de novembro e que as trouxeram lavadas e secas, tendo sido abertas a quando da construção dos enfeites.
De modo a permitir uma maior visibilidade aos desenhos os mesmos foram colados em CD ́s que posteriormente foram afixados com bostik num placard de cortiça, previamente forrado com papel de cenário, no corredor das salas de aulas das duas turmas.
Para a organização dos enfeites foi escolhido o formato de Árvore de Natal, onde foram colocados a maioria dos CD ́S, tendo os restantes sido afixados em volta da árvore. No total foram criados 42 enfeites de Natal.
Para além das embalagens Tetrapak de 1L de sumo da Compal e CD ́s, foram utilizados na ornamentação dos enfeites os seguintes materiais: cola de bisnaga, cartolina, fitas de tecido, botões, EVA...
Conselho Eco-Escolas:
Este conselho está aberto a todos os elementos da comunidade educativa que queiram colaborar - professores, alunos, funcionários, técnicos, encarregados de educação ....
Contamos com todos!!
Contactos:
Cláudia Marcão (claudia.cc.marcão@edu.azores.gov.pt)
Sandra Monteiro (sandra.mas.monteiro@edu.azores.gov.pt)
Este ano a auditoria ambiental ficou a cargo da turma C do 9º ano. Os alunos serão orientados pelos docentes de Cidadania - João Pedro Lopes e Mário Machado.