20081126

Coastwatch Europe 2008

O “Coastwatch Europe” é um projecto de âmbito europeu que consiste na caracterização ambiental da faixa costeira, através do preenchimento de um questionário por cada troço de 500 m, em blocos de 5 km.

Este projecto, surgiu na Irlanda em 1988 e é realizado, simultaneamente, por vários países europeus na época pós- balnear.

Os objectivos gerais visam contribuir para a implantação da Agenda 21 “Pensar global/agir local”; promover a educação ambiental; praticar hábitos sadios de convívio e de utilização dos tempos livres e fomentar o pedestrianismo.
Os objectivos específicos do projecto consistem na recolha de dados sobre as características das zonas de costa e sobre os principais problemas ambientais que as afectam; na elaboração de uma base de dados nacional e internacional actualizada, ano a ano, sobre o estado do litoral; no fornecimento, aos órgãos de decisão local, nacional e internacional, de elementos que contribuam para a gestão sustentada do Litoral, para a recuperação de zonas degradadas e para a preservação das áreas sensíveis e em alertar a população para os problemas ambientais da zona costeira e para a urgência da sua protecção.

A turma D do 9º ano da nossa escola participou neste projecto e fez uma observação da zona litoral desde o Poço da Areia até à Marina da Praia da Vitória.

Os alunos puderam constatar uma considerável presença de resíduos, tais como, garrafas de bebidas em plástico, sacos de plástico, seringas, sapatos, restos de redes, etc.



Os diversos grupos formados registaram a quantidade dos diversos resíduos observados e reunirão estes dados em Formação Cívica.

1 comentário:

  1. Acompanho à algum tempo o Coastwatch com a vossa escola. Este ano infelizmente não participei por estar ausente deste calhau "flutuante".
    Explorem ao máximo os dados obtidos nas diversas disciplinas, e, uma dica publiquem nos Jornais (DI e União)a vossa participação. Outra forma é enviar um artigo para a CMPV, penso que ficarão interessados pelo vosso bom trabalho.
    Força na guelra

    ResponderEliminar

Olá,

este é o espaço virtual da EcoEscola, na Escola Secundária Vitorino Nemésio.

Aqui podes encontrar uma antevisão, fotografias e comentários das actividades previstas / desenvolvidas.

Esperamos que te tornes um visitante e participante assíduo.

A Escola conta contigo!