No passado dia 1 de Junho, a nossa Escola teve o prazer de receber a Ecoteca de Angra do Heroísmo, no âmbito de uma acção de sensibilização sobre “O ciclo de vida do Cagarro”.
Com a referida acção pretendeu-se mais uma vez, sensibilizar os jovens do 9º ano de escolaridade para a necessidade da preservação desta espécie tão carismática. O orador, Engº Helder Xavier, deu a conhecer o modo de vida do também chamado de pardela de bico amarelo e, consciencializou os presentes da a importância da campanha SOS Cagarro no salvamento dos juvenis, que saem dos ninhos durante a noite e empreendem na sua primeira viagem, para terras mais quentes do hemisfério Sul, orientando-se pelas estrelas. Esta aventura pode revelar-se menos feliz quando os jovens aventureiros são confundidos pela iluminação pública e pelas luzes dos automóveis, entre os meses de Outubro a Novembro.
Cabe-nos a nós, cidadão preocupados com o nosso meio ambiente e com a preservação da sua biodiversidade, actuar no sentido de ajudar estas aves tão simpáticas, quer como automobilistas, circulando com maior prudência nesses meses, sabendo que poderemos encontrar um cagarro perdido na estrada, quer como peões que encontram uma dessas aves na via pública.
O nosso dever é recolher, com um cobertor, o amiguinho perdido durante a noite, numa caixa de cartão, preparada para o efeito (arejada) e levá-lo na manhã seguinte para um local junto ao mar, de preferência, próximo do local onde este foi encontrado, que ele seguirá o seu rumo.
Vamos então contribuir para que estes castiços tenham um final feliz...
Sem comentários:
Enviar um comentário