20210311

Onde Está o Eco Lápis???

 


A participação no desafio ECO Lápis, por parte da ES Vitorino Nemésio, foi levada a cabo por um grupo de 4 alunos do 7º ano que no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que ao desenvolverem o seu projeto do Domínio do Desenvolvimento Sustentável, optaram por lançar-se neste desafio.

Inicialmente os alunos, tendo por base a informação fornecida na brochura e  cartaz disponibilizados na plataforma EcoEscola, pesquisaram e ficaram a conhecer o processo de fabrico de um lápis pela Faber-Castell. Depois dividiram tarefas, no sentido de agilizar o trabalho a apresentar à turma, nomeadamente, uma apresentação em power point em que mostraram todo o processo e tempo que leva o fabrico do lápis, assim como o fato da empresa Faber-Castell procurar soluções que foram de sucesso para uma produção sustentável dos seus produtos e claro a Ilustração onde colocaram o Eco-Lápis.

De modo a enriquecer a ilustração, foram feitos vários esboços e escolhido o Jardim Silvestre Ribeiro (sito na cidade da Praia da Vitória, morada de orgulho da nossa Escola) para servir de tema à ilustração.

O jardim da cidade é relativamente pequeno quando comparado com outras zonas verdes da mesma, no entanto é o mais antigo, pois lá foi erguida uma estátua em homenagem a José Silvestre Ribeiro (Idanha-a-Nova, 31 de Dezembro de 1807 — Lisboa, 9 de Março de 1891) que fazendo parte das forças liberais veio para a ilha Terceira combater os absolutistas. Terminada a guerra civil, aquele aceitou em 1839 o cargo de administrador-geral do Distrito de Angra do Heroísmo.

Silvestre Ribeiro, durante o exercício das suas funções vivenciou um grande terramoto na ilha, a 15 de junho de 1841, que levou a grande destruição das moradias e outros edifícios da então Vila da Praia da Vitória assim como das freguesias daquele concelho sitas na zona do Ramo Grande. Silvestre Ribeiro decidiu alojar-se mais perto dos sinistrados e agilizou o processo de apoio à reconstrução das habitações, através dos contactos com o Estado Português e com a Diáspora, de onde surgiu grande apoio financeiro para a reconstrução.

Na ilustração, tal como no Jardim, a Estátua de Silvestre Ribeiro surge ao centro ladeada por árvores alto porte que ainda hoje existem e que foram plantadas junto da estátua que foi erigida em 1879.

O Eco-lápis foi colocado na ilustração, escondidinho, a admirar a beleza daquele singelo jardim!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá,

este é o espaço virtual da EcoEscola, na Escola Secundária Vitorino Nemésio.

Aqui podes encontrar uma antevisão, fotografias e comentários das actividades previstas / desenvolvidas.

Esperamos que te tornes um visitante e participante assíduo.

A Escola conta contigo!